FPF e AFA entregam certificados de formação a clubes. Beira-Mar está nas quatro estrelas.

2024-01-23 07:37

Categoria: 

Concelho: 

Clubes do distrito de Aveiro receberam as certificações da FPF e da AFA.

Cerimónia realizada esta segunda-feira na Casa da Criatividade, em São João da Madeira, com entrega de certificações a 76 entidades.

Com 4 estrelas estão Beira-Mar, Oliveirense, Lourosa, Feirense e Dínamo Sanjoanense.

Os clubes de Ílhavo garantiram três estrelas.

O presidente da AFA, Neves Coelho, admite que as certificações têm sido instrumento de qualificação ao serviço do futebol.

"Podemos dizer que há um antes e um depois no futebol português graças ao processo de certificação que a FPF em boa hora implementou, que é de grande importância para o futebol, o futsal, o futebol de praia e do walking football em Portugal. A certificação é de uma importância vital para os nossos clubes, que através deles dispõem de uma ferramenta organizativa de excelência”.

Neves Coelho destacou também o crescimento do número de praticantes.

“A AFA prossegue na sua rota de crescimento, ultrapassando nesta data a barreira dos 18 mil atletas inscritos, atingida na época anterior. Já tem mais atletas femininos inscritos esta época do que em toda a época anterior. Crescimento de 10,38% de atletas inscritos. Somos a única associação do país que transmite em sistema live todos os jogos do principal campeonato de futebol, o Campeonato SABSEG.

Dinâmica do nosso gabinete técnico tem sido notável.”

Carlos Miragaia, Diretor Técnico da AFA, fala em evolução consistente do futebol.

"Estamos aqui para sentir a magia da certificação e o quanto ela tem ajudado à evolução dos nossos clubes. São 30 milhões de euros que os clubes investem no processo formativo dos nossos jovens. Aveiro é um pilar de desenvolvimento e crescimento do futebol nacional."

Jorge Sequeira, Presidente da CM S. João da Madeira, acolheu o evento e assumiu apoio anual direto de 346 mil euros aos clubes a que acresce apoio logístico.

O autarca diz que é uma aposta consciente.

“Desporto é fundamental para a saúde pública, para a formação dos cidadãos em geral e crescimento saudável dos jovens. Constitui, para nós, uma prioridade. Certificação é extremamente importante para a qualidade dos respetivos projetos desportivos. Nos contratos que celebramos com as associações criámos linha de reforço financeiro com clubes que tem formação, porque sabemos que os clubes têm despesas acrescidas para manter a certificação. Perder a certificação está fora de hipótese e nós aqui estamos a contribuir para que os clubes a mantenham.”

Fernando Gomes, Presidente da FPF, participou na cerimónia e realçou os ganhos desta aposta.

"Todos sabem que este processo se iniciou em 2014 para corresponder a exigências lesgislativas, nomeadamente a proteção dos atletas de formação através dos contratos de formação, mas a FPF aproveitou este processo para elevar a qualidade da formação em Portugal. Às 77 entidades formadoras que recebem os diplomas, eu diria que, acima de tudo, estamos a celebrar o trabalho fantástico feito pelos clubes, o acompanhamento que as subcomissões da certificação dão em cada associação distrital, e o trabalho realizado pelas associações e as autarquias”.

O dirigente falou do todo nacional para explicar que se trata de promover a coesão no desporto.

“Em 2022/2023, se juntarmos as 210 entidades que foram reconhecidos como CBFD, temos 991 entidades em todo o país. Enorme trabalho que a unidade de certificação nacional, as subcomissões em cada um dos distritos, que as associações desenvolvem com a ajuda das autarquias, para se ter atingido este patamar. Em 2023/2024, mais 95 entidades vieram ao processo. Quase que atingimos os 100% dos clubes formadores em Portugal, mas ainda lá vamos chegar. Em Aveiro, passámos de 14, no primeiro ano, até chegar aos 77 em 2022/2023. Extraordinário trabalho dos dirigentes nos seus clubes para elevar o processo formativo em Portugal. Não há hipótese de Portugal sobreviver no futebol se não tiver uma rica formação e uma formação muito rica. Esse processo de certificação tem permitido a elevação da qualidade da formação em Portugal. Ainda há um longo caminho a percorrer. Temos de aumentar a nossa base na pirâmide".

 

Entidades Formadoras 2022/20234 estrelas: UD Oliveirense, Lusitânia de Lourosa FC, SC Beira-Mar, CD Feirense, CD Feirense (futebol feminino) e GRC Dínamo Sanjoanense;

3 estrelas: Gafanha, Vista Alegre e Nege integram essa lista que encolve AD Sanjoanense, FC Arouca/CJ Salesiano de Arouca, SC Espinho, GD Gafanha, RD Águeda, AA Avanca, NEGE, Fiães SC, SC Vista Alegre, CD Arrifanense, AD Valecambrense, FC Vaguense, AC Cucujães, AD Taboeira, UD Mourisquense, CD Estarreja, UD Fermedo, Anadia FC, SC São João de Ver, ARC São Vicente Pereira, CD Paços de Brandão, SC Alba, Clube Estrela Azul, SeverFintas, Arada AC, AD Ovarense, CF União de Lamas, FC Cesarense, Oliveira do Bairro SC, GD Milheiroense, AD Argoncilhe, GD Eixense, JuveForce, Florgrade FC, Canedo FC, NEGE (futebol feminino), Clube de Albergaria, GD Eixense (futebol feminino), FC Azeméis, ACR Saavedra Guedes, ACD Gião, AD Travassô, ACR Vale de Cambra, Clube Albergaria (futsal), SC São João de Ver (futsal feminino) e Novasemente GD (futsal feminino).

2 estrelas: ARC Oliveirinha, CCR Válega, FC Cortegaça, GDR Soutelo, Mosteirô FC, CD Tarei, ADC Lobão, AC Marfoot, SC Beira-Mar (futsal), CRECUS, GCR Ossela e ADREP;1 estrela: Geração RD, AD Valonguense, CDC Macieira de Cambra, JD Carregosense e Branca Activa SC.

Centro Básico de Formação de Futebol ou Futsal (CBFF): SC Bustelo, FC Pampilhosa, RC Nogueirense, AD Ovarense (futebol feminino), GD Beira-Ria, AC Luso e CCDR Covão do Lobo.