Finais do EuroBodyBoard Pro de São Jacinto marcadas para este domingo.

2017-07-30 10:24

Categoria: 

Concelho: 

São Jacinto assiste este domingo às finais do Aveiro EuroBodyBoard Pro.

Ontem realizaram-se 10 baterias a quatro, com a melhor onda do dia a ser pontuada com a nota máxima (10) e com o campeão do Mundo em título e tetra campeão europeu (de 2012 a 2015), Pierre Louis Costes, a diferenciar-se claramente da concorrência.

A competição termina este domingo com as meias-finais e final do Pro Júnior e com os quartos-de-final, «meias» e final do Open, tudo man on man.

O francês Costes só não bateu o júnior português Miguel Ferreira na melhor nota, mas consegui a segunda e a quinta melhores com ondas excelentes (9.27 e 9.00 pontos), tendo ainda alcançado um 8.40 e um 7.77 pontos em outras duas que entram no ranking das 15 primeiras.

Essencialmente fruto de uma manobra que é a sua imagem de marca, o «back flip» Pierre Louis Costes não deu qualquer hipótese aos adversários que com ele disputaram heats.

O gaulês, que mora em Portugal e que em Santa Cruz caiu nos quartos-de-final, conseguiu o melhor score das duas rondas, com um 18.27 pontos (9.27 e 9.00) e ainda o quarto melhor resultado (16.17).

No meio das duas pontuações de Costes ficaram os portugueses Daniel Fonseca, com 17.90 pontos (9.00 e 8.90), e Pedro Machado, com 16.33 pontos (8.83 e 7.50).

Mas a sensação do dia aconteceu logo no heat de abertura da segunda etapa do European Tour of Bodyboard 2017, com uma surfada a ser pontuada com a nota máxima.

O protagonista do feito foi o júnior português Miguel Ferreira, que fruto de um tubo arrancou 10 pontos aos juízes, logo na primeira bateria da prova.

“Comecei por apanhar uma onda segura e depois fiz outra um pouco mais baixa e, então, procurei arriscar e inovar nas manobras. Foi então que apanhei uma das maiores ondas do dia, meti a cabeça para baixo, remei forte, o tubo era oco e seco e a onda fez o resto, empurrando para fora do tubo”, conta o bodyboarder de Carcavelos, que aos 17 anos bateu o pé aos diversos campeões do Mundo e da Europa presentes na categoria Open do Aveiro EuroBodyBoard Pro 2017.

Miguel Ferreira ainda está em prova, depois do afastamento no Pro Júnior, enfrentando o também português Daniel Fonseca, nos quartos-de-final.

A competição tem 1.000 pontos em disputa e um prize money de €4000.