Federação de Atletismo diz que desapareceu a “primeira lançadora de grande nível internacional que o atletismo português conheceu”.

2020-02-29 08:12

Categoria: 

Concelho: 

A Federação Portuguesa de Atletismo já deixou nota de pesar pelo desaparecimento atleta referência no mundo dos lançamentos.

Afirma tratar-se da “primeira lançadora de grande nível internacional que o atletismo português conheceu”.

Ao longo da sua carreira, Teresa Machado representou o Galitos (entre 1985 e 1986), Sporting (1987 a 1993), Junta de Freguesia de S. Jacinto (1994), Sporting (1995 a 2003), Operário - Açores (2004 a 2007) e FC Porto (2008).

Foi recordista nacional do peso, para além do disco.

Somou mais de 50 internacionalizações, entre as quais quatro Jogos Olímpicos.

“O atletismo deve-lhe uma dimensão elevada e a consideração que a sua carreira merece. No decorrer dos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, prova em que somou 19 títulos de campeã de Portugal, será reservado um minuto de silêncio em sua memória”, declara a Federação.

A Associação de Atletismo de Aveiro já se manifestou recordando uma das maiores atletas de sempre.

“Aveiro perdeu uma das suas maiores atletas de sempre, a lançadora Teresa Machado. A Associação de Atletismo de Aveiro endereça sentidas condolências a familiares e amigos”.

O GD Gafanha vai decretar um minuto de silêncio nos jogos do fim de semana.

“É com grande tristeza e pesar que comunicamos que a nossa antiga atleta olímpica, na modalidade de atletismo, nos deixou hoje.

Os nossos mais sinceros sentimentos à família. Em sua homenagem faremos um minuto de silêncio em todos os jogos do GDG este fim de semana. Para sempre GDG e para sempre nos nossos corações”.

O Clube dos Galitos recorda a atleta que vestiu as cores do clube em 1985 e 86 com o técnico Júlio Cirino.

"O Clube dos Galitos recorda para sempre Teresa Machado tendo-lhe dedicado um capítulo num livro em que homenageia todos os seus atletas olímpicos da autoria de Nuno Gonçalo da Paula".