Estarreja: Festival do Verso com espetáculos para IPSS e Escolas.

2018-03-02 06:31

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Festival Internacional do Verso Popular propõe uma noitada de Desafio e Desgarradas, este sábado, em Avanca.

O Município de Estarreja associa-se ao FESTCORDEL - Festival Internacional do Verso Popular, Descante, Desgarrada, Desafio - que decorre em Estarreja, Murtosa e Albergaria-a-Velha.

O evento passa esta semana por Estarreja já esta sexta com sessões com poetas repentistas (desafios e desgarradas) dirigidas para IPSS e Escolas. No sábado, dia 3, o Auditório do Centro Paroquial de Avanca recebe uma Noitada de Desafio e Desgarradas, aberta a toda a população.

A autarquia reconhece o evento como relevante e de “interesse cultural” para o Município de Estarreja, uma vez que um dos últimos grandes cantadores populares de Portugal foi Marques Sardinha, de Avanca, retratado num painel de azulejos na estação ferroviária de Avanca desde 1929.

O FESTCORDEL pretende restaurar uma das tradições mais genuínas e mais antigas do povo português, anterior à própria formação do país, já que remonta ao tempo da presença muçulmana na península Ibérica e desde então se mantém.

Foi até meados do século passado o maior espetáculo popular nas romarias e festas tanto religiosas como profanas, sendo substituído por outras sonoridades. Mas prevaleceu e cresceu no Brasil, onde representa uma das mais pujantes manifestações da cultura popular.