Escolíadas com calendário definido.

2020-02-06 19:45

Categoria: 

Concelho: 

Está dado o pontapé de saída na 31ª edição das Escolíadas

Sorteio de participação da 31ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza decorreu no Espaço Inovação na Mealhada.

As Escolíadas Glicínias Plaza celebram, em 2020, 30 anos de existência e, consequentemente, a 31ª edição do festival artístico.

Entre os dias 24 de abril e 6 de junho, os estabelecimentos de ensino da zona centro, vão celebrar a energia dos seus alunos e professores através das artes.

Esta quarta-feira sorteou-se a participação dos distritos de Coimbra, Aveiro e Viseu, ficando apenas a faltar o sorteio do mais recente distrito a juntar-se à festa das artes, Leiria.

Ao todo, mais de 25 agrupamentos de escolas, colégios e escolas profissionais da zona centro vão celebrar “o melhor do secundário” com provas de teatro, música, dança, artes plásticas e claque.

As primeiras escolas a entrar em cena atuam no Centro de Artes e Espetáculo da Figueira da Foz, nos dias 24 e 25 de abril; segue-se o palco do Teatro Aveirense no fim de semana seguinte, a 1 e 2 de maio; por último, entram em cena os últimos estabelecimentos de ensino a 8, 9 e 10 de maio na Casa da Cultura de Ílhavo.

As escolas de Leiria, com data prevista para 15 de maio, conhecerão o sorteio ainda em fevereiro.

As novas casas “escoliásticas” recebem as finais dos polos a 22, 23 e 24 de maio no Centro de Artes de Águeda e a finalíssima do evento, no fim de semana seguinte, a 30 de maio, no Multiusos de Febres, em Cantanhede.

A já tradicional gala de celebração da 31ª edição acontece a 6 de junho, na Mealhada.

Antes das Escolíadas Glicínias Plaza, a Associação Escolíadas promove, já na próxima semana, o ArtCamp Show e o primeiro Forum para as Artes na Juventude e na Educação e, a par desta iniciativa Erasmus+, as Escolas Júnior com o Agrupamento de Escolas de Mira e com o Agrupamento de Escolas de Esgueira, cujos espectáculos serão a 21 de março e a 28 de março, respetivamente.