Escola de Aveiro em campanha da FPF sobre mentalidade coletiva dos portugueses.

2018-05-22 14:09

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro (CMA) em cooperação com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) faz chegar ao Município a campanha “Conquista o Sonho”, rumo ao Mundial, com a pintura de uma das paredes da Escola Básica do 1º Ciclo da Glória, na Rua Gustavo Ferreira Pinto Basto.

Os trabalhos, que já decorrem com o artista The Empty Belly (Tiago Francez), contarão com a participação especial dos alunos desta Escola Básica durante o dia.

A FPF tem como principal objetivo trabalhar a mentalidade coletiva dos portugueses, fazê-los sentirem-se mais capazes, mais destemidos, mostrar que não existem impossíveis e que ninguém nasce herói.

"Conquista o sonho" é uma história de superação, de resiliência, em que o sonho sem trabalho é pura ilusão, assumindo-se ainda de que nada é tão nosso quanto os nossos sonhos.

As peças e murais a desenvolver no âmbito deste projeto serão representações únicas e inéditas do movimento “Conquista o Sonho”, sem quaisquer fins lucrativos e com o objetivo único de servir e inspirar os portugueses.

A primeira intervenção artística, de autoria de AkaCorleone, aconteceu no coração da Covilhã e já se seguiram as cidades de Portimão, com o artista Samina e Beja, com o artista Draw. Esta semana ação ocorre pelas cidade do Porto, para além de Aveiro.

O artista para além de representar o mote de toda esta campanha, pretende "que se abra um diálogo sobre que é ser Portugal no seu todo e ser Português em particular”.

“Mais que reflectir na autonomia/singularidade de cada ser/individuo é importante não esquecer que este é particula de um organismo maior. Deste modo, ponto por ponto procurei fazer uma analogia pictórica a uma ecografia/ultrasom que simboliza uma nação composta por partículas (portugueses) que no seu todo formam Portugal. (habitam um lugar comum, Portugal). Metaforicamente, olha-se para a infra-estrutura enquanto ventre e agente protector do ser humano. Aqui nascem diariamente novos sonhos e novas conquistas. Os Portugueses e os seus sonhos."

Tiago Francez nasceu em Lisboa (1990), onde inicia em 2011 o projecto ‘’The Empty Belly’’, no qual procura explorar a ideia de fragilidade inerente ao ser humano, assim como a origem das suas acções, acreditando que estas derivam sempre de uma causa.

O seu trabalho está constantemente associado à questão da natureza humana quer seja por afirmação ou por detrimento da mesma.