Equipa da UA joga final de europeu de andebol universitário.

2017-07-08 10:30

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A equipa de andebol da Associação Académica da Universidade de Aveiro disputa este sábado a final do Campeonato Europeu Universitário Andebol frente à Universidade de Colónia.

A equipa feminina de andebol da Associação Académica da Universidade de Aveiro encontra-se a disputar o Campeonato Europeu Universitário, em Antequera, Málaga, entre os dias 2 e 8 de Julho, juntamente com mais 9 equipas, provenientes de universidade de toda a Europa.

A equipa da AAUAv garantiu a presença no Campeonato Europeu após ser campeã nacional apenas com vitórias, nas Fases Finais em Coimbra.

Inicialmente, as ambições da equipa, segundo palavras da treinadora Filipa Fontes, eram obter melhor classificação do que na participação anterior – 7º lugar -, em 2015, em Braga.

No primeiro jogo, terça-feira, a Universidade de Aveiro venceu a Universidade Ovidius (Roménia), por 22-21, num jogo equilibrado até final e, onde se destacam as prestações de Mariana Lopes, jogadora do Boden HIF (Suécia), com 10 golos marcados, e Ana Isabel Silva, guarda-redes do Juve Lis.

No dia seguinte, o adversário foi a Universidade de Akdeniz (Turquia) e em disputa estava o 1º lugar do grupo. A equipa da AAUAv fez um bom jogo e venceu tranquilamente por 31-25.

A primeira derrota surgiu frente a Malága, por 20-18, num ambiente adverso no pavilhão.

No último jogo da fase de grupos, a Universidade de Aveiro necessitava de vencer a Universidade de Primorska (Eslovénia) para alcançar o 1º lugar do grupo, em igual pontual. A equipa entrou decidida em vencer o jogo e desde início esteve em vantagem no marcador. Chegando ao final com um resultado de 52-26. De destacar as exibições de Rita Ribeiro, jogadora do Ílhavo, e Joana Ferreira, jogadora do Alavarium, com 13 e 10 golos, respetivamente.

Acabada a fase de grupos, a Universidade de Aveiro garantiu o 1º lugar do grupo, em igual de pontos com a Universidade de Akdeniz, mas com vantagem por ter ganho a essa mesma equipa.

Este dia torna-se histórico para a AAUAv, para a Universidade de Aveiro e para o desporto universitário nacional, pois, pela primeira vez, uma equipa da Universidade de Aveiro atinge a final de um Campeonato Europeu Universitário e, pela primeira vez, uma equipa portuguesa atinge a final de uma CEU de Andebol feminino.

“O atingir desta meta é mais uma prova que o desporto na Universidade de Aveiro deverá ser tido como uma aposta de êxito! Aliando um esforço adicional dos clubes e um estímulo à carreira dual acaba por ser natural estarmos a falar do trilhar de um caminho que nos pode levar a sermos referências no contexto europeu. Agora, é o momento de todo o esforço e sacrífico dar lugar à história, o que orgulha toda a Academia Aveirense!” Presidente da Direção da AAUAv, Xavier Vieira.

A final joga-se às 16h e o adversário é a Universidade de Colónia (Alemanha). Na lista de melhores marcadoras destacam-se Mariana Lopes (27 golos) e Joana Ferreira (21 golos).

A equipa orientada por Filipa Fontes inclui atletas do Alavarium, Boden e Ílhavo AC.