Deputados do PS querem antiga piscina do Indesp nas mãos da Câmara de Aveiro.

2018-04-04 17:19

Categoria: 

Concelho: 

Os Deputados Filipe Neto Brandão, Fernando Rocha Andrade e Porfírio Silva, eleitos do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Aveiro, questionaram o Ministro das Finanças sobre solução para a requalificação da antiga piscina da Direção Geral de Desportos (INDESP), em Aveiro, utilizada pelo clube dos Galitos.

O clube assume as despesas de manutenção e de funcionamento corrente mas sem qualquer título formal o que tem adiado investimentos de manutenção e a consequente deterioração com aumento dos encargos energéticos.

A situação agravou-se, segundo foi transmitido aos deputados socialistas, há já cinco anos (em 2013) “o IPDJ terá manifestado não ter qualquer interesse em assegurar o funcionamento da piscina, tendo, desde então, inclusive, deixado unilateralmente de o fazer”.

“A situação é, assim, hoje insustentável, tornando-se necessário assegurar, por um lado, a manutenção do equipamento em causa em condições de apropriado funcionamento e disponibilidade e, por outro, a possibilidade de ali serem realizados os investimentos necessários à sua requalificação, que possam inverter o processo de degradação a que Aveiro vem assistindo”.

Os Deputados do PS defendem a cedência a favor do município de Aveiro assegurando a autarquia a requalificação, obtendo os apoios financeiros para esse fim.

Os Parlamentares já questionaram o Ministro das Finanças e o Ministro da Educação para saber se existe abertura a essa solução e se está disponível para promover a cedência ao município de Aveiro da propriedade ou de título habilitante da utilização por longo prazo.

A Câmara de Aveiro equaciona a construção de uma nova piscina mas ainda não avançou dados concretos sobre as características do equipamento. O Clube dos Galitos tem feito notar que os Olímpicos treinam em Coimbra onde existe uma piscina de 50 metros coberta.