Costa Nova recebe surf e bodyboard no feminino.

2019-07-30 15:17

Categoria: 

Concelho: 

A 15ª edição da Miss Activo Cup, provas surf nacional, do bodyboard europeu e do slackline mundial no feminino começa esta quarta na Costa Nova.

A competição começa, às 9h00, com a disputa da prova de qualificação para competidoras juniores que ambicionem entrar no quadro principal do Circuito Europeu de Bodyboard, da European Surfing Federation, e para o qual a organização, a cargo da Associação de Surf de Aveiro, tem um “wild card” para oferecer à vencedora.

Desta forma, a vencedora do “qualifying” poderá disputar o quadro principal do Europeu, onde figurarão três antigas campeãs do Mundo (Joana Schenker, Isabela Sousa e Teresa Almeida).

A brasileira Isabela Sousa foi a vencedora da prova na Costa Nova em 2018 e considera que esse foi um triunfo decisivo para a conquista do título europeu.“Foi incrível vencer no ano passado. Esta prova tem um respeito muito grande na modalidade e um peso importante no título europeu”, afirma a atleta do Estoril Praia.

“Quando ganhei na Costa Nova senti-me mais forte para alcançar o título do Circuito Europeu”.

Recorde-se que, em 2018, Isabela Sousa venceu a prova do ETB (European Tour of Bodyboard), quebrando o domínio da luso-germânica Joana Schenker, triunfadora nos três anos anteriores.

Para além da algarvia, Isabela Sousa terá que defender o título de Miss Activo Cup, entre outras, frente a Teresa Padilla Miranda, vice-campeã europeia em título, Teresa Almeida, Teresa Padrela e Mariana Rosa.

O dia de arranque da MISS ACTIVO CUP 2019 é ainda um “Free Slack Day”, ou seja, quem quiser experimentar as sensações do desporto do momento pode fazê-lo sob orientação dos monitores da Aveiro Slackliners.

Os dias 1 e 2 de Agosto serão dedicados, no mar, ao Circuito Europeu de Bodyboard (ETB) e, no areal, às competições de Speedline (dia 1) e Jibline (dia 2), as duas primeiras provas do programa de slackline que integra a MISS ACTIVO CUP 2019.

Na sexta-feira (dia 2 de Agosto) realizar-se-á ainda a prova de qualificação para atletas juniores que pretendam disputar o «wild card» de acesso ao quadro principal do Nacional de Surf (Liga MEO), que se disputa nos dias 3 e 4 de Agosto.

Estes são também os dias reservados para a mais aguardada competição do programa de slackline, a prova de Trickline a contar para a ISA Women’s World Cup.A MISS ACTIVO CUP é a primeira e única prova exclusivamente feminina a integrar o calendário da ISA (International Slackline Association) e conta já com a presença confirmada de várias das melhores slackliners mundiais, tais como Alexandra Arendt (Alemanha), Rosa Tokumoto (Peru), Valentina Eriza (Chile), Bara Kubatòva (República Checa), Sara Floumza (Portugal), Giovanna Petrucci (Brasil), Karine Lequy (Canadá) e Claire Irad (França).

Apesar de este ano não marcar presença, Frances Marlon (França), vencedora da prova em 2018, elogia o facto de a MISS ACTIVO CUP ser “uma prova exclusivamente feminina, o que não acontece em mais lado nenhum”, desejando “uma excelente edição em 2019”, pois “esta é uma prova que me permitiu aprender muitas coisas sobre outros países, fazer grandes amizades e praticar slackline de uma forma muito entusiasmante”.