Costa Nova consagra Yolanda Sequeira como nova campeã nacional de surf.

2019-08-05 07:55

Categoria: 

Concelho: 

Yolanda Sequeira é a nova campeã nacional de surf e, igualmente, vencedora da Liga MEO Surf 2019 e a Costa Nova continua a ser decisiva na entrega do título nacional.

A surfista algarvia conquistou o título, este domingo, de forma antecipada, durante a Miss Activo Cup, quinta de seis etapas pontuáveis para a atribuição do título nacional feminino e exclusivamente dedicada ao surf feminino, que se disputou na Costa Nova, Ílhavo.

Com a principal rival na luta pelo título, Teresa Bonvalot, ausente devido a compromissos internacionais, a surfista algarvia, de 21 anos, ficou com a porta aberta para o primeiro título da carreira, precisando apenas de chegar à final desta etapa para carimbar a conquista.

Yolanda não sentiu dificuldades em consegui-lo, batendo Gabriela Dinis nas meias-finais e sucedendo, desde logo, a Camilla Kemp na lista de campeãs nacionais femininas. Camilla que, curiosamente, também havia carimbado o título de 2018 neste evento da Costa Nova.

“Finalmente consegui ganhar aqui em Ílhavo e tem ainda o gosto especial de conseguir o título nacional. Foi especial tornar-me campeã nacional, pois era um objectivo que tenho há muito tempo. Aqui, na Costa Nova é sempre muito bom, o mar dá sempre boas ondas e, depois, é o campeonato feito para as raparigas e sempre com muita gente na praia a assistir”, disse Yolanda.

“Tinha esperança de segurar o título já nesta prova e isso, felizmente, acabou por acontecer. Tenho pena de algumas das tops nacionais, como a Teresa Bonvalot, a Camilla Kemp ou a Carol Henrique, não terem estado presentes, mas as surfistas que estiveram cá a competir surfaram a um nível muito alto, como eu ainda nunca tinha visto no surf nacional”, frisou aquela que é a primeira algarvia a ser campeã nacional de surf.

Mas a surfista algarvia não se limitou a arrecadar o título nacional e ainda levou para casa o triunfo na etapa, depois de bater na final Mafalda Lopes. Esta foi quinta final em cinco etapas e a terceira vitória de Yolanda na temporada, depois de já o ter feito na Figueira da Foz e Porto.

E com estes resultados, o título nacional de surf feminino voltou a ser atribuído na MISS ACTIVO CUP.

Depois dos títulos nacionais conquistados na Costa Nova por Teresa Bonvalot (2014 e 2015), Raquel Henrique (2016 e 2017) e Camila Kemp (2018), este foi o ano de Yolanda Hopkins Sequeira manter aquilo que começa a ser tradição (ainda falta disputar uma etapa) e vencer a Liga MEO.

No total da prova foram surfadas 161 ondas, três de excelência e 11 boas. A estas somam-se as 74 surfadas no «qualifying», num total de 235 ondas.No total da 15ª edição da Miss Activo Cup foram surfadas 510 ondas, o que rendeu para o Lar do Divino Salvador 510 euros, oferecidos pelo Activo Bank, no âmbito da «Onda Solidária».

A prova terminou com a disputa da final de Trickline que consagrou a brasileira Giovanna Petrucci, como a rainha do Slackline da praia da Costa Nova.Três competições, três triunfos da brasileira. Na quinta-feira em Speedline, na sexta-feira em Jibline e ontem, na vertente mais apetecível para todas as atletas, em Trickline.

A campeã do mundo não deu hipótese à concorrência. Para a brasileira, a Miss Activo Cup, por ser exclusivamente feminina “é um grande incentivo para as meninas, pois não há mais eventos destes”.

Praticante de slackline desde os 13 anos, ou seja, há oito anos, Giovanna Petrucci sublinha que “as minhas vitórias são fruto de muito treino”.Sobre a prova, a brasileira considera que “é um evento pequeno no tamanho, mas grande no conceito”, realçando as vantagens de “haver ainda surf e bodyboard”.

 

Foto: André Neto