Congresso internacional AFA 2024 volta a discutir o futebol e o futsal em São João da Madeira.

2019-06-25 17:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O AFA 2024 – Congresso Internacional de Futebol e Futsal regressa, nos dias 28 e 29 de junho, para uma edição que dará tripla certificação aos seus participantes e contará, pela primeira vez, com um programa destinado a dirigentes desportivos. À semelhança da edição de estreia, o evento realiza-se em São João da Madeira, sendo que a organização, a cargo da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), espera dobrar o número de inscritos registado há um ano.

Sob o lema de “fazer mais e melhor”, a AFA volta a organizar o AFA 2024, evento que espera ver crescer em 2019. Para o conseguir, reuniu um painel de preletores de excelente nível, que irão debater temas relacionados com as modalidades de futebol e futsal. As sessões terão lugar na Torre da Oliva, no Centro de Formação de São João da Madeira e no Pavilhão das Travessas.

Uma das principais novidades da segunda edição do congresso passa pela criação de um programa dedicado a dirigentes desportivos, que decorrerá entre as 9 e as 13 horas do dia 29 de junho, no Auditório Álvaro Fonseca. Ali, serão discutidos temas relacionados com a corrupção de agentes públicos e a corrupção no desporto, as diferenças de modelos de organização e gestão entre uma SAD e uma SDUQ, e a importância da comunicação no seio dos clubes. Cláudia Santos Cruz, Rufino Ferreira e José Miguel Nora serão os preletores das sessões, que serão moderadas por Joana Cerqueira. “A formação de dirigentes é uma das preocupações do plano formativo da AFA, no qual temos como objetivo central proporcionar aos nossos agentes desportivos os conhecimentos e as competências necessárias para uma boa prática do dirigismo desportivo no nosso distrito”, salienta Arménio Pinho, presidente da AFA.

O congresso arranca às 16 horas do próximo dia 28 de junho, na Torre da Oliva, e prolongar-se-á até à noite do dia seguinte. Ele contará com palestrantes como José Couceiro, diretor técnico da FPF, Francisco Neto, selecionador nacional de futebol feminino, Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, ou Eduardo Covelo Mateo, responsável pelo Departamento de Metodologia e treinador-adjunto do Celta de Vigo, entre muitos outros.