Confraria Gastronómica do Bacalhau assume 25 anos em defesa da tradição ilhavense.

2024-01-22 10:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Confraria Gastronómica do Bacalhau assinalou os 25 anos com balanço ao primeiro quarto de século de atividade em defesa dos valores e da memória da pesca longínqua.

Uma festa com novos confrades de honra.

Vista Alegre, Companhia Nacional Comércio Bacalhau e o Chef Vitor Sobral chamados à família da Confraria e Ricardo Filipe é o mais recente Confrade Efetivo.

Hugo Coelho, grão mestre da confraria, admite que as bodas de prata são momento para fazer balanço.

Os ideais que levaram à criação da confraria continuam intactos.

Aos valores culturais, junta-se a dinamização do tecido económico e a aposta na modernização do setor pesqueiro (com áudio)

Fim de semana festivo com o XXV Capítulo da Confraria e uma festa que distinguiu a Vista Alegre pelos 200 anos.

Alda Costa, administradora da VA, admite que se trata de um reconhecimento especial e que aproxima duas instituições marcadas por valores identitários (com áudio)

A Companhia Nacional Comércio Bacalhau também regista esse reconhecimento pelos anos de trabalho para o mercado e pela colaboração com os eventos da Confraria.

A diretora de qualidade, Sofia Santos, representou a empresa na entronização e Vítor Sobral esteve ausente mas deixou mensagem de agradecimento pelo reconhecimento atribuído.

Na lista de efetivos, Ricardo Filipe passa a estar à mesa da confraria nas reuniões regulares e nas representações em eventos.

Afirma que as relações pessoais e a ligação aos valores culturais são um bom mote para essa integração (com áudio)