Concentração de natação adaptada de Desporto Escolar reuniu 80 alunos em Águeda.

2020-01-23 07:19

Categoria: 

Concelho: 

A 1.ª Concentração de natação adaptada de Desporto Escolar reúne 80 alunos em Águeda.

Cerca de 80 alunos de sete escolas da região estiveram, esta quarta, nas Piscinas Municipais de Águeda, onde participaram na 1.ª Concentração de natação adaptada de Deporto Escolar.

A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Desporto Escolar da Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP), promoveu a integração de crianças e jovens, entre os 6 e os 20 anos, com necessidades especiais numa modalidade desportiva e em competição.

Tal como explicou Susana Oliveira, professora e coordenadora de Educação Especial, “a importância maior é eles conviverem uns com os outros, verem que há alunos diferentes e que todos podem participar nesta atividade, que não é exclusiva para um aluno que sabe nadar”.

No sentido de promover esta ligação social entre os alunos e de permitir que os que queriam competir com tempos cronometrados o pudessem fazer, o espaço das Piscinas Municipais foi dividido em várias zonas, com diferentes atividades a decorrer em simultâneo, tendo em conta as necessidades físicas e cognitivas dos jovens envolvidos.

“São escolas que participam sempre nas competições e os meninos já se conhecem e gostam imenso de se encontrar, de conversar uns com os outros, de estarem juntos e saem daqui sempre felizes”, declarou ainda a docente que acompanha os alunos da ESAP nos treinos de natação adaptada.

Hélder Nolasco, coordenador do Desporto Escolar da ESAP, reiterou que a par da competição, este é um “momento de convívio”, que foi “extremamente positivo“A inclusão desta população especial no quotidiano e no desporto em particular é fundamental”, disse o responsável.