Centro de Portugal presente na Feira Internacional de Turismo de Madrid.

2018-01-15 17:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Centro de Portugal vai estar presente na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorre de 17 a 21 de janeiro na capital espanhola. A região estará duplamente representada, pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e pela Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal.

Os primeiros momentos altos da participação da região acontecerão logo no dia 17, com a apresentação de duas ações comuns na área do Turismo entre o Centro de Portugal e outras regiões espanholas e portuguesas. "As ações inserem-se numa estratégia de cooperação transfronteiriça, cada vez mais implementada".

A primeira ação é a apresentação da Marca “Turismo RESOE”, às 12h45, no stand da Junta de Turismo das Astúrias. A RESOE é a macrorregião do Sudoeste Europeu, que junta o Centro de Portugal, o Porto e Norte de Portugal, a Galiza, as Astúrias, a Cantábria e Castela e Leão. Nesta ação, será apresentada uma marca comum de Turismo, com base na ideia “O Caminho que nos une”. Na segunda ação, pelas 13h30, é apresentada a Estratégia “EUROACE 2018” para os mercados Norte-Americano e Chinês, no stand da Junta de Turismo da Extremadura. A EUROACE é a eurorregião que congrega o Centro de Portugal, o Alentejo e a Extremadura espanhola. Nesta ação, será apresentada a estratégia de posicionamento da EUROACE nos mercados turísticos dos Estados Unidos e da China e será apresentada a marca comum “Turismo EUROACE”. O encerramento de ambas as ações estará a cargo do Ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral. Os dois momentos contarão ainda com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Embaixador de Portugal em Espanha, Francisco Ribeiro de Menezes. Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, será um dos intervenientes.

“A presença do Centro de Portugal na FITUR assume um carácter estratégico para a região. Espanha é o nosso vizinho do lado e nada faz mais sentido do que estreitarmos a relação que já existe a nível do Turismo”, sublinha Pedro Machado. “Em 2017, foi na FITUR que apresentámos um mapa turístico transfronteiriço, comum às regiões do Centro de Portugal e da Extremadura. De então para cá, temos aprofundado as ligações, não apenas à Extremadura, mas a Castela e Leão, à Galiza, às Astúrias e à Cantábria. Vamos mostrar as iniciativas que temos desenvolvido nesse sentido”, acrescentou.

Ao longo dos cinco dias da Feira, os visitantes do stand do Turismo de Portugal terão a oportunidade de experimentar alguns sabores que tornam o Centro de Portugal um destino enogastronómico de exceção. Iguarias como as conservas da Região de Aveiro, a doçaria da Região de Leiria, os enchidos das Beiras e Serra da Estrela, os queijos, vinho, mel, azeite e pasta de azeitona da Beira Baixa ou o Leitão da Bairrada estarão em prova, assim como vinhos e espumantes das regiões da Bairrada, Dão, Beira Interior, Tejo e Lisboa. Os municípios de Torres Vedras e Alenquer, que venceram o título de Cidade Europeia do Vinho em 2018, irão fazer uma apresentação.

A internacionalização das empresas sediadas no Centro de Portugal é claramente o fator mais decisivo para a medida do sucesso de uma parceria público-privada, como é o caso das Agências Regionais de Promoção Turística. Neste âmbito, deslocar-se-ão à FITUR representantes de um grande número de empresas associadas da Marca Centro de Portugal, nomeadamente hotéis e unidades de turismo no espaço rural.

"Esta grande aposta do tecido empresarial na internacionalização, e particularmente no mercado espanhol, demonstra a crescente vitalidade das empresas do setor do Turismo e a sua grande aposta num mercado que sempre foi decisivo para a região Centro do país. Para uma parceria público-privada, como é a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, esta aposta demonstra inequivocamente a vitalidade empresarial, a qualidade dos serviços que as empresas produzem e exportam, e a forma extraordinária como sabem aliar os valores da tradição à modernidade e exigência que comporta a competitividade global".