Cemitérios de Oliveira do Bairro vão ter recipientes para velas.

2018-10-22 16:21

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai colocar recipientes ecopontos para a colocação de velas nos dois cemitérios municipais (novo e velho) de Oliveira do Bairro, "por forma a potenciar os níveis de separação, reciclagem e valorização de resíduos" no Concelho.

Os “velões” vão ser colocados antes do Dia de Todos os Santos (1 de novembro), de forma a diminuir a deposição de resíduos de velas nos contentores públicos, para serem encaminhados para um destino mais adequado, onde serão valorizados e reaproveitados. Para Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal, “trata-se de um projeto piloto que vamos implementar, para já, só em Oliveira do Bairro e que, se a avaliação for positiva, pretendemos estender a todos os cemitérios do Concelho, em colaboração com as Juntas de Freguesia”. Segundo o autarca, “esta medida, que se integra numa estratégia mais vasta para melhorar o desempenho do Município na separação, reciclagem e valorização de resíduos, pretende também sensibilizar os Munícipes relativamente à importância da separação e reaproveitamento dos materiais para o equilíbrio ecológico do planeta, evitando o consumo de matérias-primas naturais”.

Recorde-se ainda que, em matéria ambiental, o Município de Oliveira do Bairro foi um dos 30 promotores, a nível nacional, que garantiram financiamento para a implementação de medidas de valorização e promoção da vertente ambiental dos seus eventos, nomeadamente a Expo Bairrada, a quem foi atribuído o “Sê-lo Verde 2018”.

Ainda no mesmo âmbito, o Município disponibilizou, em maio passado, mais 20 ecopontos, colocados em todas as freguesias do Concelho, e tem disponível, desde junho, um serviço gratuito de recolha seletiva de resíduos porta a porta, direcionado ao comércio e serviços do Concelho de Oliveira do Bairro, no âmbito da valorização dos resíduos urbanos.