Carnaval de Oliveira do Bairro anima 'Domingo Magro'.

2020-01-27 17:26

Categoria: 

Concelho: 

Oliveira do Bairro tem marcado nos últimos dois anos o início dos festejos de Carnaval, que se celebra um pouco por todo o país. Este ano não vai fugir à regra e o Domingo Magro, 16 de fevereiro, está já agendado para o evento que tem agora como assinatura “Desfiles de Portugal no Coração da Bairrada”.

Lília Ana Águas, Vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Bairro, explica o conceito: “Sendo os primeiros do ano a apresentar um desfile de Carnaval, quisemos trazer o que de melhor podemos encontrar nos desfiles de outras cidades com grande tradição carnavalesca, e é por essa razão que vamos ter escolas de samba e grupos de passerelle de Ovar, Estarreja e Figueira da Foz, as Matrafonas de Torres Vedras, os Caretos de Podence, recentemente declarados como Património Cultural Imaterial da Humanidade, para além de cabeçudos e grupos de bombos de vários outros pontos do país”.

A vereadora de Oliveira do Bairro destaca ainda a presença de várias associações do Concelho, que quiseram juntar-se ao desfile. “No ano passado tivemos sete associações que quiseram participar, com cinco grupos infantis e dois adultos, e este ano esse número subiu para 17, o que diz muito do interesse e das expectativas que a nossa comunidade tem em relação a este evento”, explica Lília Ana Águas. “O nosso posicionamento de apostar num dia em que praticamente não temos concorrência, ao nível de desfiles de Carnaval, sem entrada paga e com a melhor animação que podemos encontrar pelo país, tem convencido as pessoas, não só do Concelho, mas também de toda a região, e é por essa razão que esperamos ter, assim as condições meteorológicas ajudem, mais uns largos milhares de pessoas pelas ruas da cidade, com retorno económico ao nível do comércio local e notoriedade positiva a nível regional e nacional”, acrescenta a autarca.

O corso carnavalesco que vai percorrer as ruas da cidade, e que contará com cerca de um milhar de participantes, tem início marcado para as 15h00, junto à Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo, seguindo pela Alameda da Cidade até à Rua Conde Ferreira, prosseguindo em direção ao edifício da Câmara Municipal, onde terminará.