Campeonato Nacional Universitário de Vela (classe Raquero) é este fim-de-semana.

2019-03-09 08:28

Categoria: 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro, em parceria com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro, organiza este fim de semana o "Campeonato Nacional Universitário de Vela" na classe Raquero, numa prova que vai contar com a presença de 15 equipas distribuídas pela Universidade de Aveiro, Universidade do Porto, Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Escola Naval, Universidade Nova de Lisboa e Escola Náutica Infante D. Henrique.

As equipas vão competir pelo título nacional universitário na modalidade da vela, numa prova integrada no calendário da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), e com arbitragem de elementos credenciados pela Federação Portuguesa de Vela.

As 15 equipas irão competir num formato de match-racing com dupla derrota, ou seja, uma equipa é eliminada após duas derrotas.

Em termos de ranking nacional universitário, a equipa da AAUav encontra-se em 2º lugar, com a Universidade do Porto a ocupar o 1º e o 3º lugares, esperando-se um campeonato extremamente disputado e animado nas águas da Ria de Aveiro.

De referir que esta é a 6ª prova nacional universitária organizada pela AAUAv em parceria com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro, numa parceria iniciada em 2010 com a realização do primeira prova nacional universitária.

O título nacional escapa à equipa da AAUAv desde a época 2015/16, data em que a equipa formada pelos velejadores Miguel Castro Silva, Tiago Teixeira e António Oliveira se sagrou campeã nacional universitária.

A prova tem início este Sábado pelas 10h terminando no Domingo pelas 18h, e realiza-se no Canal Principal da Ria de Aveiro, em frente às instalações náuticas do Sporting Clube de Aveiro, localizadas próximo do TIRTIF e do Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) e envolve uma logística considerável com um total de 15 pessoas do Sporting Clube de Aveiro na organização do evento.