Campeão de Vagos apontado como exemplo de superação.

2017-05-31 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Miguel Rocha é campeão nacional de bodysurf 2016, portador de esclerose múltipla (EM), tomado como exemplo no conceito de vida como “desafio a superar” é rosto de uma campanha de sensibilização que incentiva doentes a superar os desafios da esclerose múltipla.

Uma máxima que serve de lema para a campanha de sensibilização lançada no âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que este ano se assinala a 31 de maio, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) com o apoio científico do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM) da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN).

Esta iniciativa, que conta com o apoio da Sanofi Genzyme, tem um objetivo: incentivar os portadores de EM, em conjunto com o médico especialista, a ter um papel ativo na gestão da doença e na melhoria da qualidade de vida, o que vai ao encontro do mote do Dia Mundial da EM 2017 - “A Vida com EM”.

Paralelamente, pretende-se alertar a população em geral, aumentando o conhecimento sobre esta patologia, para que quem apresente sintomas da EM possa dirigir-se ao médico o mais cedo possível permitindo um diagnóstico e tratamento precoce.

Miguel Rocha, o protagonista desta campanha, venceu o campeonato nacional de bodysurf em 2016 já depois de ser diagnosticado com esclerose múltipla e considera que o desporto o ajuda a lidar com a EM. E nesta equação da gestão da doença, há uma grande parcela ocupada pelo apoio da família e amigos, algo que para o Miguel é “essencial”.

A campanha “A Vida com Esclerose Múltipla é um Desafio a Superar” vai materializar-se num vídeo para as redes sociais, em imagens nas redes Multibanco de Lisboa e Aveiro (distrito natal do Miguel Rocha) e em spots de rádio.

A EM afeta mais de 8.000 pessoas em Portugal (Gisela Kobelt, 2009) e cerca de 2.500.000 pessoas em todo o mundo (dados da Organização Mundial da Saúde).