Caminhada Make-a-Wish integrada na Corrida Popular da Costa Nova.

2018-06-25 09:09

Categoria: 

Concelho: 

A caminhada Make-a-Wish está integrada na Corrida Popular da Costa Nova e é novidade na edição deste ano.

O evento está agendado para 14 de julho na praia da Costa Nova e integra a quinta edição da Heliflex Corrida Popular, com as atenções centradas no relvado frente ao mercado da Costa Nova, que durante todo o dia recebe várias atividades, tais como zumba, aulas de fitness, insufláveis, futebol, artes marciais, batismos de vela, entre outras iniciativas integradas no evento.

A prova principal, de 10 quilómetros, os mais rápidos do país em provas do género, num percurso de vai-vem entre a Costa Nova e a Vagueira, terá partida às 19 horas.

Meia hora antes, do centro da Praia da Vagueira, parte a Caminhada Make-a-Wish que levará os participantes pela ciclovia em direção à Costa Nova, num percurso de cerca de 6,5 km, sendo o transporte de autocarro da Costa Nova para a Vagueira assegurado pela organização da prova, a cargo do Atletas.net e da Câmara Municipal de Ílhavo.

Parte da receita da caminhada reverte a favor da Make-a-Wish Portugal, que se dedica a realizar sonhos de crianças e jovens dos 3 aos 18 anos de idade, com doenças degenerativas, progressivas ou oncológicas.

Maria Miguel Santos, uma das voluntárias da instituição, sublinha a importância que estas atividades têm para a informação dos objetivos da Make-a-Wish. “Há ainda muitas famílias que desconhecem o que fazemos e que em certa medida ajuda a aliviar o sofrimento das crianças e dos jovens. Como o nosso slogan indica, "Realizamos desejos com a força de uma vida".

E que desejos são esses? Maria Miguel Santos explica: «Por vezes são coisas simples, como ser jogador de futebol por um dia, ser princesa por um dia, ou então conhecer uma figura pública, uma viagem à EuroDisney ou à sede da Lego, passando pelos telemóveis ou tablets».

"A nossa ajuda é sempre bem-vinda e o processo é muito simples: As famílias só têm de se candidatar através no nosso site e depois de verificada a situação da criança ou do jovem junto do seu médico assistente. Procuramos juntar esforços para tornar esses desejos possíveis, o que para nós, voluntários, é um trabalho muito gratificante".

Este ano o Clube de Vela da Costa Nova associa-se também à organização da Corrida Popular da Costa Nova e irá realizar um Passeio Náutico em simultâneo com a Caminhada e a Corrida de 10 km, no canal da ria que acompanha toda a extensão das provas, que a dada altura, vão todas elas coincidir numa das zonas turísticas da costa portuguesa.