Câmara de Ílhavo abriu portas ao Illiabum para fazer a festa da conquista da Taça de Portugal.

2018-03-19 18:48

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara Municipal de Ílhavo encheu-se hoje, ao inicio da noite, para “felicitar”, em recepção pública, o Illiabum Clube pela conquista da 69.ª Taça de Portugal em Basquetebol. O Salão Nobre da autarquia encheu-se de público para aplaudir a equipa que conquistou a Taça, ontem, em confronto direto com o “favorito” Benfica. “Tínhamos uma 'fezada' que iríamos ganhar” disse um adepto eufórico, à porta da Câmara.

A Taça foi muito fotografada, num ambiente de grande fervor clubístico.

O Presidente do Clube, Pedro Novo disse que “é um feito desportivo inédito” para o Concelho. “Nunca tínhamos tido uma vitória destas. A festa é dos adeptos. É um orgulho para nós, esta vitória. Tomei posse em Junho e nem um ano após conquistei um título destes. Inolvidável”, vincou. Pedro Novo disse que “apesar das contrariedades, a época está a recompensar-nos. Acreditei sempre na vitória, há 15 dias disse ao treinador que apesar das lesões constantes iríamos conseguir entrar nos Play-Off´s e ganhar a Taça. É um orgulho enorme, é a festa dos adeptos. Começamos o projeto há seis anos, de recuperação financeira. Sempre com equipas novas e com atletas jovens. O nosso contributo ao basquetebol nacional passa pela formação. Temos quatro atletas da Seleção Nacional Sub 21. É este o caminho para o Illiabum”, referiu.

O dirigente entregou a réplica da Taça de Portugal ao Presidente da Câmara e, por inerência à autarquia. A Taça original ficará no clube durante um ano.

O treinador, Pedro Nuno sublinhou que “demonstramos talento apesar do Benfica ter uma grande equipa, o que dá mais valor à vitória”. O capitão, Augusto sobrinho agradeceu “a todos os que se esforçaram” para a conquista da Taça apresentando, um a um, jogadores, técnicos e dirigentes. Pedro Nuno disse que que “só hoje” acreditou na vitória. “As probabilidades de ganhar este título, com menos um estrangeiro, eram poucas mas, foi incrível”. Os jogadores “foram sérios, com grande atitude, jogaram no limite (…) representamos bem Ílhavo e o Illiabum (…) tivemos carácter”.

Na recepção pública, o autarca Fernando Caçoilo sublinhou que “é um dia feliz para Ílhavo. Continuamos na moda. Este é um feito inédito. Pela primeira vez abrimos as portas da Câmara o que enaltece a conquista (…) vim de gravata vermelha mas coloquei o cachecol do Illiabum por cima. Estou muito orgulhoso. Sendo quase impossível, tínhamos a esperança de a vencer e conseguimos. Estamos unidos e queremos um melhor futuro. Obrigado pelo exemplo que nos deram. Derrotaram um colosso. A vitória foi possível devido à vossa força contra as grandes vedetas de milhões do Benfica”, sublinhou. (com áudio)