Aveiro garante organização dos campeonatos universitários em 2018.

2017-04-05 08:20

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro volta a organizar as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. Dez anos depois da última organização é o regresso dos campeonatos universitários no ano em que a AAUAV irá celebrar 40 anos de vida.

A Associação Académica da Universidade de Aveiro viu ser-lhe atribuída a organização do evento, que irá envolver mais de 2 mil atletas, após a apresentação de uma candidatura que assentou no apoio de vários clubes da região – Alavarium, CD São Bernardo, CENAP, CVA/AAUAv, Casa do Benfica de Aveiro, SC Beira-Mar, CP Esgueira, AD Taboeira, FC Bom-Sucesso, Clube dos Galitos, para além das várias associações aveirenses de cada modalidade.

A Associação Académica da Universidade do Minho e a AAUAv foram as duas candidatas a receber as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2018, tendo a escolha da FADU recaído sobre a academia aveirense.

Esta será assim a quarta vez que as fases finais dos CNU vão decorrer em Aveiro, tendo sido a última em 2007/2008. Aveiro é também um local simbólico para a FADU, visto ter sido nesta cidade que foi oficialmente fundada, em 1990.

A candidatura da AAUAv contou também com apoio por parte do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e do Reitor da Universidade de Aveiro. Xavier Vieira, Presidente da Direção da AAUAv, fala em momento importante para a região.

“Acreditamos plenamente que a vinda de um evento desta dimensão poderá estimular e criar referências para o futuro do desporto universitário na Universidade de Aveiro. Aqui é o estudante que decide. Aqui é o estudante que compete. Aqui é o estudante que constrói o seu futuro. Aqui o futuro é dos estudantes”.

Os detalhes da candidatura serão apresentados em conferência de imprensa, esta quinta, às 11h, no auditório Mestre Hélder Castanheira, na Livraria da UA, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, do Reitor da Universidade de Aveiro, do Presidente da AAUAv e ainda do Presidente da FADU, Daniel Monteiro.