Aveiro acolhe evento do jogo Ingress.

2017-12-09 10:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro palco de evento do jogo Ingress. Das muitas dezenas de cidades que concorreram para serem anfitriãs do Ingress Mission Day, Aveiro foi uma das cidades selecionadas em todo o mundo para acolher este evento internacional que ocorre pela terceira vez em Portugal. A cidade de Aveiro é, pela primeira vez, palco do evento.

O Ingress é um jogo criado por uma empresa chamada Niantic Labs, baseado na Realidade Aumentada, que apenas se pode jogar através de um smartphone ou tablet, de sistemas Android ou iPhone, já que funciona com base em coordenadas GPS e Internet móvel.

Este jogo é semelhante ao conhecido GeoCaching, sendo que diferença está no facto de que em vez de existirem objetos físicos para encontrar nos locais, os "objetos" (chamados “Portais”) a encontrar são virtuais e apenas visíveis a quem tenha o jogo instalado no seu dispositivo móvel.

No entanto, obriga o jogador a deslocar-se presencialmente aos espaços o que lhe permite ter aventuras únicas, parte delas a pé, bem como ficar a conhecer os locais por onde passa e alguma da sua história. Isto porque os “Portais” são grande parte deles monumentos, arte urbana e pontos de interesse, sejam culturais, arquitetónicos, históricos ou sociais.

Trata-se de um jogo à escala global que já conta com cerca de 7 milhões jogadores em todo o mundo. Portugal tem cerca de 3 mil adeptos do jogo.

Baseado na ficção científica, este jogo transforma o mundo real no cenário de um jogo internacional de mistérios, intrigas e competições. Na trama do jogo uma equipa de cientistas europeus descobriu uma energia misteriosa, com origem e propósitos desconhecidos, que se acredita estar a influenciar a maneira de pensar.

Quem se inscreve no jogo tem de optar por uma de duas equipas: os “Iluminados” que procuram abraçar o poder dessa energia e a “Resistência”, que luta para defender e proteger o que resta da humanidade.

Frequentemente existem eventos a decorrer em várias cidades do mundo onde as duas equipas se juntam para lutar pela posse dos portais (Anomalias), efetuar missões no jogo (“Mission Day”) ou mesmo ajudar jogadores a subir de nível (“First Saturday”).

O Mission Day reúne agentes das duas fações para explorar cidades à volta do mundo, através da lente do Ingress, com aventuras pedestres únicas que visam o combate ao sedentarismo. O Mission Day Aveiro, que tem como parceria o Turismo do Centro e a Câmara Municipal de Aveiro, irá proporcionar aos jogadores um dia de descobertas dos recantos e encantos da cidade.

Estão inscritos mais de duzentos participantes de vários pontos do País e da Europa.