Aveiro: AAUAv ganha nacional universitário de vela.

2019-03-13 09:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv) venceu o nacional de vela universitário.

As provas realizaram-se em Aveiro e a organização contou com a parceria da AAUAv com a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro.

O Campeonato Nacional Universitário de Vela - Classe Raquero”, prova integrada no calendário desportivo da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), contou com a presença de 49 velejadores distribuídos por 15 equipas universitárias.

Marcaram presença duas equipas da Universidade de Aveiro, três equipas da Universidade do Porto, três equipas da Escola Naval, três equipas da Universidade Nova de Lisboa, duas equipas do Instituto Superior Técnico (IST), uma equipa Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH) e uma equipa da Faculdade de Ciências de Lisboa, que competiram pelo título nacional universitário da modalidade.

As duas equipas da AAUAv foram formadas pelos velejadores Pedro Brito, Tiago Teixeira e Francisco Dinis (Equipa 1) e a Equipa 2 formada pelos velejadores Pedro Costa, Tiago Rodrigues, Pedro Marques e Tiago Serpa.

Para apurar o campeão nacional, foram realizadas um de total 32 regatas no fim de semana, em regatas extremamente competitivas e muito bem disputadas, sobre um campo de regatas montado no Canal Principal. No Sábado após a realização de 16 regatas, foram eliminadas duas equipas da Escola Naval e uma equipa da Universidade Nova.

No Domingo, na disputa da final a Equipa 1 da Associação Académica da Universidade de Aveiro (velejadores Pedro Brito, Tiago Teixeira e Francisco Dinis) conquistou a medalha de ouro com 105 pontos, destronando a Universidade do Porto que ganhou na edição 2017/2018.

Com 98 pontos, a Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) levou para casa a medalha de prata, melhorando assim o quarto posto alcançado há um ano.

A fechar o pódio esteve a Universidade do Porto, que alcançou o bronze, com 90 pontos. Com os mesmos 75,5 pontos ficaram em quarto lugar outros dois barcos da AEIST e da Universidade do Porto.

De referir que esta é a 6ª prova nacional universitária organizada pela AAUAv em parceria com o Sporting Clube de Aveiro desde a época desportiva 2010/2011, sendo o balanço das 6 provas “extremamente positivo”, com cerca de 250 presenças de estudantes universitários, começando a prova delineada há precisamente 10 anos a “afirmar-se e a ser uma referência a nível nacional”.

A Academia de Vela colocou nesta prova todo o seu staff técnico e os vários meios materiais, com um envolvimento directo de 15 pessoas na organização desta prova, tendo a prova em termos técnicos correspondido às expectativas e com o Canal Principal a "demonstrar mais uma vez ser um excelente campo de regatas e com capacidade para realizar eventos de índole nacional".

Marcaram presença na entrega de prémios, o Pró-Reitor da Universidade de Aveiro (Senos Matias), director da FADU (Hugo Trigo), vogal desporto da AAUAv (Bruno Pintor), director da Academia de Vela (Nuno Silva), coordenador técnico da Academia de Vela (André Maia), coordenadora do Núcleo de Desportos Náuticos (Ana Martin) e os árbitros João Allen e Carlos Moreira, seguindo-se uma lanche animado promovido pelo Sporting Clube de Aveiro.