Atletas do CVCN que vão ao mundial de vela em Itália recebidos na Câmara de Ílhavo.

2016-06-27 21:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Fernando Caçoilo, recebeu esta tarde Bárbara Novo, Patrícia Bastos e Ricardo Marques, a dupla do Clube de Vela da Costa Nova (CVCN) apurada para o mundial de vela em Itália e o respetivo treinador.

As atletas obtiveram recentemente a qualificação direta para o campeonato do mundo ao conseguir o primeiro lugar no ranking nacional no decorrer da época de 2015/2016, e partem já no dia 11 de Julho para San Remo, onde permanecerão até ao dia 24 de Julho.

O autarca ilhavense destacou a importância do feito para o desporto não só local, mas também nacional, afirmando que a dupla é “um exemplo de que os jovens devem defender as suas lutas, as suas causas, assumir compromissos e fazer sacrifícios em prol de se tornarem um exemplo e um orgulho para a sua comunidade”.

Fernando Caçoilo aproveitou ainda para lamentar a falta de apoios estatais para este tipo de modalidade em Portugal, acrescentando que “o país deveria olhar para este o desporto náutico com outros olhos, tornando o mar como um desígnio nacional”.

Também presente neste encontro esteve o presidente do CVCN, Paulo Ramalheira, que se mostrou entusiasmado com a participação de Bárbara Novo e de Patrícia Bastos no mundial, assumindo, em resposta ao lamento do autarca ilhavense que “ainda assim não há motivos para desistir, é preciso ir à luta”. 

As velejadoras mostraram-se igualmente entusiasmadas e preparadas para a competição, sem ignorar a responsabilidade de serem “embaixadoras não só do Clube, mas também de Ílhavo e de Portugal”.

O mundial, em San Remo, Itália, arranca no dia 15 de Julho e termina a 21 do mesmo mês.