1.º Campeonato Europeu de Minigolfe para Surdos é na Costa Nova.

2018-05-14 10:46

Categoria: 

Concelho: 

A Associação dos Surdos de Águeda é parceira do Clube de Minigolfe da Costa Nova com o apoio da Federação Europeia de Minigolfe na organização "inédita" do 1.º Campeonato Europeu de Minigolfe para Surdos, nos dias 25 e 26 de Maio, nas Pistas do Clube de Minigolfe da Costa Nova. A "concretização deste sonho", no ano em que a ACSA comemora o seu aniversário de maioridade (2000-2018) advém da participação dos atletas Tiago Melo (medalha de bronze) Amadeu Costa (7.º lugar) no 1.º Campeonato do Mundo de Minigolfe para Surdos , realizado a 11 e 12 de Setembro do ano passado, na Croácia, como representantes de Portugal. Os muitos pedidos feitos, por algumas seleções presentes, para visitarem Portugal foi o grande motivo para entrar nesta aventura só possível com a grande experiência do Clube de Minigolfe da Costa Nova suportado com o apoio das Federações de Minigolfe de Portugal, Europa e Mundial que estarão também presentes em Portugal durante o Campeonato".

A Associação de Surdos de Águeda iniciou a formação em Minigolfe no ano de 2016 numa parceria com o CMCN, e o apoio financeiro do INR (Instituto Nacional de Reabilitação) com o projeto Taco a Taco - Inclusão Saudável. A partir daí "o número de pessoas surdas que experimentam a aprendizagem do minigolfe tem crescido e algumas dessas pessoas tem demonstrado boas aptidões para a modalidade" e, por isso, tem combinado a formação com um misto de aprendizagem e competição participando em alguns torneios de minigolfe chegando a obter vários troféus: Amadeu Costa vence Taça de Portugal na categoria especial, em Barcelos e o Minigolfe Tour 2017 e Tiago Melo a medalha de bronze no mundial.

A seleção que representa Portugal é formada só com atletas da ACSA "e isso aumenta a responsabilidade e as despesas inerentes a uma participação numa prova internacional". A ACSA e os seus parceiros assumiram essa responsabilidade "porque era importante promover e premiar a dedicação dos atletas e dar-lhes igualdade de oportunidades de sentirem o orgulho de serem representantes de Portugal e ao mesmo tempo promover a sensibilização da sociedade para as dificuldades e qualidades das pessoas surdas e da sua associação representativa que embora esteja sediada em Águeda representa toda a região de Aveiro e chegou a ter muitos associados dos distritos de Viseu e Coimbra enquanto não tinha associações próprias".

Os dirigentes da ACSA ficaram "desiludidos com a pouca recetividade que as Juntas de freguesia e as Câmara Municipais do Distrito de Aveiro tiveram quando chamadas a colaborar com apoio financeiro ou logístico para a realização deste evento". "Somente a Câmara de Ílhavo colaborou com apoio logístico e a Câmara de Águeda com apoio financeiro para as despesas com a formação e inscrição dos atletas da seleção".