Volume 6 da Revista Argos aborda políticas europeias sobre o Património Marítimo.

2018-10-25 17:07

Categoria: 

Concelho: 

A propósito da realização do Seminário “Desafios do Mar Português”, a Câmara Municipal, através do Museu Marítimo de Ílhavo, lançou o sexto número da Revista Argos com o tema “O Mar, um Património Europeu”, numa abordagem às políticas europeias relacionadas com o património marítimo.

A revista conjuga, ainda, "a necessidade de socializar com os públicos sobre as noções de sustentabilidade dos oceanos através da Literacia Azul e da gestão informada dos recursos marinhos, com variados artigos sobre as políticas europeias e desenvolvimentos da Economia do Mar, sobre experiências patrimoniais e museológicas desafiantes e inspiradoras para um entendimento mais holístico das questões marítimas".

O facto de se tratar de uma revista editada pelo Museu Marítimo de Ílhavo "reforça o papel fundamental da Argos como sendo a única revista dinamizadora de museologia, identidade e culturas marítimas em Portugal, retratando o património marítimo num sentido amplo, nele incluindo a paisagem natural e os serviços ecológicos, a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas".

Esta sexta edição da revista aborda a Cultura do Mar e Literacia Azul, o Direito, Política e Economia do Mar, a Investigação e Experiência Museológicas Marítimas, terminando com um Dossier Visual que inclui a exposição fotográfica “Uma noite no mar”, de Alfredo Cunha.

Esta edição, produzida em parceria com a âncora Editora, já está disponível na Livraria do Museu Marítimo de Ílhavo e nas principais livrarias do país.