Vhils é estrela convidada no Estarreja Arte Urbana.

2017-08-01 10:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Vhils é um dos nomes confirmados para a 2ª edição do festival ESTAU – Estarreja Arte Urbana.

De 9 a 17 de setembro, Estarreja volta a ser invadida por alguns dos melhores artistas urbanos do mundo. A juntar-se ao conceituado artista português, Mohamed L’Ghacham, Ana María e The Empty Belly são os primeiros nomes a ser revelados.

Quase que dispensa apresentações, uma vez que o seu trabalho é reconhecido e está presente praticamente em todo o mundo. Além de várias criações em Portugal, Alexandre Farto tem trabalhos em países e territórios como a Tailândia, Malásia, Hong Kong, Itália, Estados Unidos, Ucrânia, Brasil.

O artista, internacionalmente conhecido por Vhils, vai estar em Estarreja em setembro para deixar a sua marca no ESTAU e enriquecer o roteiro de arte urbana de Estarreja com a sua linguagem visual única.

Ana María atravessa o Atlântico e traz de Porto Rico a inspiração para Estarreja. De Marrocos, chega Mohamed L’ Ghacham, o primeiro africano a juntar-se aos muitos artistas do ESTAU. O português The Empty Belly traz-nos a técnica do pontilhismo aplicada à arte urbana.

O Festival pretende ir ao encontro de novos públicos. Workshops, conversas com artistas e visitas guiadas nos últimos dias do certame são para manter.

A destacar da programação está a exposição de fotografia de Rui Palha e o projeto com Camilla Watson, que passa pela escrita da história local e do cultivo do arroz. De Lisboa, numa iniciativa que visa abraçar o público com mais de 65 anos, o projeto “A Avó veio trabalhar” pretende conquistar as “avós” e o “netos” de cá.

Numa programação que é transversal e atinge diversos públicos, este ano acrescentam-se dois novos momentos: um encontro nacional de urban sketcher e o “Mostruário - uma espécie de feira”, ainda em fase de preparação e que decorrerá no espaço da Biblioteca Municipal.

Com uma primeira edição colorida de êxito, tendo a cobertura mediática alcançado mais de 6,5 milhões de visualizações, durante a apresentação do ESTAU que teve lugar em julho, Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, não escondeu a surpresa pelos resultados atingidos e “tão reveladores de sucesso” mas que, ao mesmo tempo, “corroboram a aposta do Município num evento diferenciador e em contacto próximo com a comunidade” (com áudio)

O ESTAU é promovido pelo Município de Estarreja e coorganizado pela autarquia e pela associação Mistaker Maker. Tem curadoria de Lara Seixo Rodrigues e apoio institucional do Turismo Centro de Portugal.