UA recebe apresentação do livro “Nomenclatura de Química Inorgânica”.

2019-01-16 07:21

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O livro “Nomenclatura de Química Inorgânica”, com a versão em língua portuguesa das novas regras de nomenclatura de Química Inorgânica aprovadas pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, sigla em inglês), é apresentado, esta quarta, na Universidade de Aveiro.

A publicação será apresentada às 18h00, no Espaço Intercultural (“Catacumbas” da UA), pelos professores Artur Silva, também Vice-reitor da UA, Clara Magalhães, que coordenou a equipa que realizou o trabalho, e Adélio Machado, da Universidade do Porto.

O livro apresenta as regras de nomenclatura aprovadas pela IUPAC em 2005 – que são as mais recentes – nas variantes brasileira e europeia do português.

No trabalho participaram professores e investigadores de universidades brasileiras e de Cabo Verde, para além de universidades e outros organismos portugueses, dos quais se destaca Clara Magalhães, professora do Departamento de Química da UA e presidente da delegação de Aveiro da Sociedade Portuguesa de Química, entidade nacional que coordenou e editou a publicação.

A comunidade científica de outros países de língua portuguesa participou ativamente no trabalho, destacando-se a contribuição da comunidade brasileira, visto que há pequenas diferenças na terminação de alguns nomes.

Trata-se de regras “mais sistemáticas e simplificadas” que devem merecer a atenção de profissionais de vários setores, como é o caso do ensino e dos tradutores que trabalham para as organizações internacionais, refere Clara Magalhães.

“A adoção de uma linguagem comum facilita a comunicação entre investigadores e entidades desses países e a adoção de normas internacionais sobre produtos químicos; é também importante nas trocas comerciais, por razões económicas e de saúde e segurança do consumidor e importante também na atividade industrial”, como se afirma na apresentação do livro.

Desde logo, há uma regra que é básica: a nomenclatura descreve a composição das substâncias e não as suas propriedades.

O livro foi publicado pela IST Press, sendo a edição da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Química.