UA: Festivais de Outono 2019 quase a terminar.

2019-11-25 17:05

Categoria: 

Concelho: 

Os Festivais de Outono 2019 aproximam-se do fim, não sem antes passarem pela música para saxofone e pelo jazz contemporâneo. Para o último concerto, como vem sendo hábito, está reservada a música para orquestra, com as orquestras de Cordas e de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), em colaboração com a Filarmonia das Beiras, sob direção de Luís Carvalho. O programa do concerto de encerramento, com entrada paga, inclui a estreia de uma obra de John Corigliano.

O Liberum Quartet, quarteto de saxofone constituído por músicos alunos da UA, atua a 27 de novembro, a partir das 21h30, no Museu Marítimo de Ílhavo. É um grupo formado por quatro jovens saxofonistas portugueses que surgiu devido à grande paixão que os membros nutriam, tanto pelo saxofone, como pela música de câmara. Em 2019, o quarteto apresentou-se em diversos locais e conta já com um 2º Lugar na “1ª Edição do Concurso de Música de Câmara NEMu”.

O repertório abrange um vasto número de estilos musicais e explora, não só o repertório tradicional para saxofone, como para outro tipo de formações/instrumentos. Os quatro elementos deste grupo pertencem à Classe de Saxofones de Fernando Ramos, professor da UA.

O Nuno Guedes Campos Trio tem agendada para 28 de novembro a segunda passagem pelos Festivais deste ano, no Avenida Café Concerto, a partir das 21h30. O trio, liderado pelo compositor e guitarrista Nuno Guedes Campos, apresenta músicas do seu mais recente disco L’octo-Motive (2018) [apoio Antena 2] e dos álbuns Sensations - Illusions (2015) [apoio Antena 2] e Clair-Obscur (2013) [considerado, pela Antena 2, um dos três melhores discos de jazz nacional do ano de 2013]. Os trabalhos foram editados pela Sintoma Records.

Palavras de emoção, de comemoração e de agradecimento à vida é o que este trio propõe abordar, mas traduzidos em música, em gestos musicais. As composições, todas compostas pelo seu líder, passam por vários universos musicais – desde a música clássica ao rock –, tendo como base principal o universo do jazz contemporâneo.

A Orquestra Filarmonia das Beiras em colaboração com as orquestras de Cordas e de Sopros do DeCA, dirigidas pelo maestro Luís Carvalho, encerram a edição de 2019 dos Festivais de Outono a 20 de novembro, no Teatro Aveirense, a partir das 21h30. Neste concerto será apresentada, do compositor português Francisco de Lacerda, a obra Pantomime, que tem na sua génese a ideia de um ballet imaginário. Este ano assinala-se o 150º aniversário do compositor que viveu entre 1869 e 1934.

Será também interpretado o Concerto para Clarinete e Orquestra do compositor americano John Corigliano, escrito em 1977, e que terá aqui a sua estreia em Portugal, contando ainda com a colaboração do clarinetista Victor Pereira, solista do REMIX Ensemble Casa da Música. Por fim, as orquestras sobem ao palco para interpretar a grandiosa Sinfonia n.º7 de Anton Bruckner, uma das mais executadas e, provavelmente, mais admiradas deste compositor, em particular pelo seu belo e profundo Adagio – uma sentida homenagem fúnebre a Richard Wagner, que morreu quando Bruckner trabalhava precisamente neste andamento.

Victor Pereira é clarinetista e solista do Remix Ensemble Casa da Música. Como solista, o seu repertório inclui obras de W. A. Mozart, C. M. von Weber, Elliott Carter, Pascal Dusapin, Pierre Boulez, Georges Aperghis, Telmo Marques, Hanspeter Kyburz, Oscar Navarro, entre outras. Na vertente da música de câmara, Victo Pereira integra o duo 2RV com o clarinetista Ricardo Alves e toca também em duo com o pianista Vítor Pinho. Foi convidado a colaborar com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica da Galiza, Orquestra Gulbenkian, Filarmonia das Beiras e o Ensemble Orquestral do Porto. O portfólio discográfico do clarinetista inclui mais de duas dezenas de discos editados dedicados à música contemporânea. A prestigiada revista londrina de crítica musical “Gramophone” incluiu o disco “Pascal Dusapin ao vivo 2012” (edição Casa da Música), onde se inclui a participação de Victor Pereira como solista em “Aria” de Pascal Dusapin, na sua restrita lista de Escolha dos Críticos do Ano 2013. Foi galardoado em vários concursos dos quais se destacam: o “II Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas” (nível superior), organizado pela Associação Portuguesa do Clarinete; o “I Concurso Internacional de Clarinete do Porto”, no qual lhe foi também atribuído o “Prémio do Público”, o “Concurso Jovens Músicos” da RDP (solista - nível superior e Música de Câmara) e o “3rd Osaka International Chamber Music Competition & Festa”, no Japão.

 

 

Texto: UA