Toques do Caramulo animam a véspera do Feriado Municipal de Albergaria.

2016-08-21 10:11

Categoria: 

Concelho: 

A cumprir 15 anos de estrada, os Toques do Caramulo regressam a Albergaria-a-Velha para apresentar o seu “puro folk serrano” na noite deste domingo, véspera do feriado municipal. O concerto tem lugar às 22h00, no Parque da Mobilidade, junto à Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha.

Desde o início do milénio, os Toques de Caramulo têm percorrido vários países a promover o reportório esquecido da Serra do Caramulo. Partindo das antigas canções serranas que aprenderam noutras formações musicais, como a Orquestra Típica ou o Cancioneiro de Águeda, os cinco elementos da banda interligam tradição com outras influências, do Flamenco, ao Folk galego, do Klezmer à música dos Balcãs.

Em 2007, o grupo natural de Águeda lançou “Toques do Caramulo… é ao Vivo!” e, em 2011, o primeiro álbum de estúdio, “Retoques”, foi editado pela d’Eurídice, editora da d’Orfeu, tendo contado com participações da cantora Sara Vidal, do coro infantil EMtrad’ e do Cancioneiro de Águeda.

Espanha, França, Cabo Verde, Hungria, Moldávia, Turquia, Suíça e Sérvia são alguns dos países por onde os Toques de Caramulo têm levado o “puro folk serrano”, sendo presença assídua em festivais Folk e de música tradicional. Em 2008 conquistaram o primeiro lugar no “Musicalia”, da INATEL e, em 2009 e 2010, foram finalistas dos Concursos Folk “Escanario Prau” e “Cuarto Los Valles”, ambos em Espanha.