Tiago Verdade de Oliveira selecionado para residência artística na Noruega.

2015-06-16 13:35

Categoria: 

Concelho: 

O artista de Aveiro Tiago Verdade de Oliveira foi selecionado para participar na Residência Artística que vai decorrer na cidade norueguesa de Kristiansand, entre outubro e novembro. Tiago Verdade é Mestre em Belas Artes, grau atribuído pela Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha, polo do Instituto Politécnico de Leiria. A escultura e o desenho são as áreas em que desenvolve o seu trabalho.

Do curriculum de Tiago Verdade destacam-se a instalação “Caldas Late Night”, que realizou em 2008 nas Caldas da Rainha, a exposição coletiva “De boca a orelha” que esteve patente na Biblioteca de Santo Tirso em 2009, a exposição “20 anos Artes Plásticas” que decorreu, em 2011, na ESAD/SOMAFRE, em Lisboa, e a instalação “Raia”, que teve lugar no Centro de Artes das Caldas da Rainha, em 2013.

São quatro os jovens artistas da rede CreArt que vão desenvolver o trabalho artístico na X-House de Kristiansand, instalada num antigo edifício com mais de duzentos anos que foi utilizado para fins militares, para além de ter sido um espaço de concertos, um teatro e o local onde, até 1940, se celebrava o Dia Nacional. Atualmente é um espaço expositivo e um atelier para artistas, motivo pelo qual foi escolhido para área de trabalho dos quatro criativos [Tiago Verdade de Almeida (Aveiro); Daniele Lasalandra (Génova); Elena Finat Saez (Valladolid) e Zsigmong Adél (Harghita)].

O projeto CreArt, selecionado e apoiado pela Comissão Europeia, constitui uma rede cultural europeia que promove a criação e o intercâmbio artísticos, rede dinamizada pelas cidades de Aveiro, Arad [Roménia], Valladolid [Espanha], Kaunas [Lituânia], Génova [Itália], Delft [Holanda], Harghita County [Roménia], Zagreb [Croácia], Linz [Áustria], Kristiansand [Noruega], Lecce [Itália], Pardubice [República Checa] e Vilnius [Lituânia].