Sons em Trânsito inicia espetáculos com músicas da Mongólia e do Mali.

2017-11-22 08:35

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro no centro do Mundo com a 8ª edição do Festival Sons em Trânsito. O evento está de regresso ao Teatro Aveirense para celebrar a tolerância, respeito e multiculturalidade, com artistas representantes de 11 países, 4 continentes e 4 religiões. Depois do arranque, na Segunda, com a tertúlia que juntou Luaty Beirão e Pedro Abrunhosa, sob o tema “Pode uma canção fazer uma revolução?”, seguem-se quatro noites de concertos, com referências globais da música do mundo.

Esta quarta chegam a Aveiro, da Mongólia, o trio Egschiglen, e do Mali, Vieux Farka Touré acompanhado por Idan Raichel, de Israel, com o projecto The Touré-Raichel Collective; a 23 de Novembro a programação é composta por Roberto Fonseca, brilhante pianista cubano que fez digressões mundiais com Orquesta Buena Vista Social Club, e Vinicio Capossela, mítico cantautor e poeta italiano, que nos apresenta o novo álbum; Dia 24 de Novembro, Júlio Resende interpreta “Amália por Júlio Resende”, seguindo-se Jorge Drexler, o multi-galardoado (Óscar, Latin Grammy, Goya) artista urugaio, terminando com um set de Colorau Som Sistema; A noite de 25 de Novembro começa com o projecto brasileiro embaixador do funzy, Liniker & os Caramelows. Mulatu Astatke, conhecido como o pai do Ethio-Jazz, da Etiópia, actua também nessa noite, estando a cargo de Ohxalá o encerramento do festival.

Em 2017, o Festival Sons em Trânsito volta a incluir na programação os contadores de histórias. Quico Cadaval dinamiza uma sessão logo após o concerto de Jorge Drexler, e, no dia seguinte, após o concerto de Mulatu Astatke. Com entrada gratuita, no sábado durante a manhã, às 11h00, Ivo Prata conduz uma sessão de contos infantis para toda a família. Os bilhetes diários estão à venda nos locais habituais pelo preço único de 15€.