Sever: Festival de Jazz está na segunda edição.

2019-04-12 07:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Sever do Vouga organiza, esta sexta e sábado, a segunda edição do Festival Internacional de Jazz, no Centro das Artes e do Espetáculo.

Durante dois dias, numa parceria entre Portugal e Inglaterra, grandes nomes do jazz vão ao concelho para concertos, ensaios abertos, masterclasses e jam sessions.

A segunda edição arranca, esta sexta-feira, com uma masterclass na Escola Pentagrama, às 10h00. À tarde, pelas 17h00, há ensaio aberto e conversa com os alunos das escolas de música e jazz da região.

Mário Costa, uma das principais referências do jazz contemporâneo e da bateria em particular, atua às 21h00, com o suporte de Thomas Dixon, saxofonista de jazz e compositor, cujas composições refletem a mistura de estilos atuais no cenário do jazz britânico.

A noite termina com uma jam session (23h30).

No sábado, dia 13 de abril, a programação abre com uma masterclass na Academia de Música AudioGlobo, às 10h00. À tarde, pelas 17h00, há ensaio aberto e conversa com os alunos das escolas de música e jazz da região.

À noite, pelas 21h00, atua Bob Reynolds, saxofonista americano de jazz e vencedor de um Grammy, amplamente conhecido pelo seu trabalho com a sua banda Snarky Puppy e com o cantor John Mayer.

O suporte será dado pelo jovem e brilhante pianista Paul Edis, que tem atuado em importantes locais e festivais em todo o Reino Unido e Europa.

Com o Festijazz, Sever do Vouga associa-se às comemorações do Dia Internacional do Jazz (30 de abril), criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Assinalada pela primeira vez, em 2012, a data relembra “a importância do Jazz e o seu papel diplomático ao unir pessoas em todos os cantos do globo”.