Sever: Exposição mosta modos de vida.

2018-03-02 10:50

Categoria: 

Concelho: 

“Maneiras de Sever” é o mote de um projeto de design de inovação social e de outras formas de expressão artística que promove Sever e que tem inauguração esta sexta. Os trabalhos inéditos estarão em exposição no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga até 17 de março.

A exposição tem entrada livre, conta com 658 trabalhos, e é organizada pela Fundação de Edite Costa Matos e pela Planet Fusion Studio, com o apoio do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal de Sever do Vouga.

A terceira edição deste desafio propõe seis categorias temáticas – património natural, património histórico, cultura, desporto, atividades económicas, e personalidades severenses –, que podem ser exploradas em forma de fotografia, som, vídeo, desenho e interpretações musicais, cénicas e poéticas.

“Além da participação destes jovens, temos mais de 20 docentes que colaboram intensamente, já para não falar nas famílias envolvidas. São 658 produções made in Sever do Vouga, que ilustram de forma artística e inovadora um concelho bonito, um povo com história”, salienta Edite Matos, presidente do Conselho de Administração da Fundação Mão Amiga.

“Este projeto pretende criar um sentimento de pertença e de gosto dos jovens pela sua terra, e esse trabalho deve ser iniciado com os mais novos, para que, quando forem adultos, se tornem, também, nos principais embaixadores da sua terra”.

A inauguração da exposição está marcada para sexta-feira, dia 2 de março, pelas 16h00, com uma sessão solene de abertura, seguida da actuação da Universidade Sénior, do Rotary Club, que tocará e cantará o hino de Sever do Vouga.

A cerimónia prossegue com uma tertúlia sobre “A desertificação e a fixação de jovens em Sever do Vouga”, que terá os contributos de representantes das entidades locais e regionais ligadas ao ensino, à autarquia, à Segurança Social e ao Vouga Park. A tarde prossegue com um concerto de JOBRA, e a partir das 22h00 há Jam no mesmo espaço.

No sábado, dia 3 de março, decorre às 16h00 a apresentação das escolas do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga. A partir das 21h00 atuam Jane Sawyer Acoustic, Cato, e When Sentences Are Band Names.

O programa cultural da exposição termina no domingo com a participação do Rancho de Sever do Vouga, da Pentagrama – Escola de Música, do Grupo Chá de Sexta e da Universidade Sénior do Rotary Club de Sever do Vouga.

Após o dia 17 de março a exposição torna-se itinerante, com passagem pelas freguesias do concelho, para que todos conheçam melhor a sua terra e as suas gentes.

Este projeto iniciou-se em 2011, em resultado da parceria entre a Universidade de Aveiro e a Fundação Mão Amiga.