Setembro é mês de comemorações dos 207 anos da Batalha do Bussaco.

2017-09-21 07:45

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

As comemorações dos 207 anos da Batalha do Bussaco incluem exposições, passeios e visitas guiadas ao campo de batalha, teatro e música, num programa que une os três municípios da Serra do Bussaco – Mealhada, Mortágua e Penacova – e o Exército Português, a quem cabe as cerimónias militares e protocolares, dia 27 de setembro.

O passeio encenando noturno será um dos pontos altos das comemorações dos 207 anos da Batalha do Bussaco. Na noite de 23 de setembro, as encostas da serra voltam a transformar-se num campo de batalha, que opõe os exércitos luso-inglês e francês.

Os participantes neste passeio encenado noturno serão levados a recuar até 1810, através de pequenas encenações e efeitos de luz e som, numa recriação que tem a colaboração do Grupo de Reconstituição História do Município de Almeida (GRHMA). Além do passeio, cada um dos municípios apresenta propostas diferentes que se complementam.

Se a Mealhada, este ano, centra atenções nas crianças, com uma peça de teatro para alunos das escolas e uma exposição interativa, Mortágua aposta na abertura de um Centro Interpretativo e Penacova recria as travessias do Mondego.

É no concelho da Mealhada que se centram as comemorações, por força do local onde se deu a Batalha e pelas cerimónias protocolares junto ao monumento que a relembra, o Obelisco, de 1873, mas Mortágua e Penacova, desde há quatro anos que se associam na tentativa de criar um produto em torno do Bussaco e de todas as suas potencialidades: turismo histórico, militar, natural e até gastronómico.

Luís Albuquerque, representante do Chefe dos Estado-Maior do Exército e diretor do Museu Militar do Bussaco, onde decorreu a apresentação do programa comemorativo, explicou que a Batalha do Bussaco “tem um significado muito especial para o Exército, já que foi nesta que participou maior número de portugueses e aquela que marcou o renascimento do exército português.

As comemorações já começaram e prolongam-se até dia 28 de setembro, com destaque para as cerimónias militares e protocolares do Exército, no dia 27 de setembro, junto ao Obelisco, na Porta de Sula.