Senos da Fonseca apresenta obra sobre Filinto Elísio.

2016-01-15 10:35

Categoria: 

Concelho: 

Senos da Fonseca apresenta este sábado a obra que escreveu sobre Filinto Elísio e anuncia a apresentação de uma peça teatral baseada na obra sobre o poeta no dia 31 de Janeiro. Filinto Elísio viveu em Ílhavo no seio de uma família ligada à pesca mas a crise obrigou a uma mudança para a capital. Ordenado padre em 1754 e influenciado pelo arcadismo e pelo iluminismo as ideias liberais de Filinto levaram a que fosse denunciado à Inquisição em 1778.

Obrigado ao exílio o poeta acabou a sobreviver da tradução de obras literárias. As poesias foram publicadas em Paris, entre 1817 e 1819, e só depois da morte foram publicadas em Portugal. Em 1843 os seus restos mortais foram transladados para Lisboa, onde se encontra sepultado, no cemitério do Alto de São João.

Filinto tinha simpatia pelas ideias de Rousseau e pelos ideais da Revolução Francesa e foi um autor com visão própria sobre os clássicos merecendo a admiração de Senos da Fonseca que sempre fala do poeta como um dos grandes vultos da cultura ilhavense.

A apresentação da obra de Senos da Fonseca está marcada para este sábado às 16h na Junta de São Salvador.