Seniores entrarão em palco na Fábrica das Ideias com a peça “ Clichês, Aqui Não”.

2019-04-26 09:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Quase três dezenas de seniores entrarão em palco na Fábrica das Ideias com a peça “ Clichês, Aqui Não”.

Uma peça cómica, com teatro musical à mistura que vai pôr o público a refletir sobre a necessidade contínua de adaptação à mudança e do respeito por novas perspetivas.

Um projeto que entre atores, cantores, dançarinos e costureiras envolve mais de 50 seniores.Uma produção da Câmara Municipal de Ílhavo, com a encenação de Kelly Varella e adaptação da musica e coreografia de Jonathan Margarido.

Esta produção artística envolve, de forma direta, seniores dos grupos TeatralIdades, Figurinos D´Ouro e Espaços da Maior Idade, e pretende retratar a evolução do teatro ao longo dos tempos.

A peça “Clichés, aqui não!” desenrola-se no ano de 1972 e reproduz a demanda de uma encenadora sob pressão, na luta por chegar a novos públicos e levar a companhia que representa avante.

Bruno Soares, do pelouro da maioridade, explica que a produção é inspirada pela celebração do 25 de Abril (com áudio)

O único senão é que nesta companhia o produtor só pensa em dinheiro, os atores têm egos acentuados e a empregada de limpeza não é de ficar calada.

A pressão é tanta que o risco não é medido e, para desagrado dos elementos mais conservadores, o “aceitável” entra em constante mutação.

Esta é uma peça cómica, com teatro musical à mistura, que vai pôr o público a refletir sobre a necessidade contínua de adaptação à mudança e do respeito por novas perspetivas, com encenação de Kelly Varella e a coreografia e música de Jonathan Margarido.

A encenadora diz que a experiência em Ílhavo permite concluir que o teatro é fundamental na vida dos seniores (com áudio)

Mas nem só do palco e da representação ‘vive’ esta iniciativa artística. O projeto teve a preocupação de envolver o maior número de seniores, nas mais diferenciadas atividades.

É o caso de Beatriz Pires, uma das costureiras de ‘serviço’, que destaca a importância de poder participar através da criação de figurinos.

"Eu não tenho jeito para a representação, quanto mais para o canto. Costurar é o que eu mais gosto de fazer na vida e é tão bom poder contribuir para este espetáculo, através daquilo que eu mais gosto de fazer".

Helena, uma das novas atrizes, admite que o teatro era uma curiosidade e a presença na peça como adjunta da encenadora é desafiante (com áudio)

"Clichés, Aqui Não!" entrará em cena, este domingo, às 17h, na Fábrica das Ideias, na Gafanha da Nazaré.