Seminário Internacional de Curadores do CreArt arranca esta segunda em Aveiro.

2018-10-28 09:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro vai ser palco de duas iniciativas do projeto CreArt | Rede de Cidades para a Criação Artística contando com a presença de participantes de várias cidades parceiras deste projeto integrado no programa Europa Criativa da União Europeia.

A partir desta segunda e durante três dias decorre o Seminário Internacional de Curadores. Intitulado “What is to curate an exhibition. Presenting the Past, narrating the present”, será orientado por Mariana Pinto dos Santos, reconhecida curadora de arte contemporânea e Investigadora Auxiliar na Universidade Nova de Lisboa.

O seminário que tem lugar no auditório do Museu de Aveiro | Santa Joana conta com um programa teórico-prático que inclui visita ao Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA – UA) e ao Museu de Serralves.

Destinado em primeira instância a curadores e artistas das cidades parceiras do projeto CreArt, concorreram ao seminário cerca de 22 curadores tendo sido selecionados 14, provenientes de Aveiro (3), Clermont-Ferrand (1), Génova (2); Kaunas (1), Liverpool (2), Skopje (1), Valladolid (2) e Zagreb (2).

Estando previsto para um total de 30 pessoas, estão agora abertas 15 vagas para curadores e artistas que possam ter interesse na curadoria de Arte Contemporânea.

As inscrições são gratuitas e devem ser dirigidas ao Museu da Cidade através do e-mail: museucidade@cm-aveiro.pt, devendo os interessados remeter os seus dados, bem como uma breve nota biográfica.

Entre 3 e 30 de novembro decorre a Residência Artística CreArt Aveiro, que tem lugar na VIC Arts House e acolhe três artistas selecionados entre as 31 candidaturas rececionadas.

Seguindo as normas constantes da abertura de candidaturas, foi selecionado um artista de Aveiro, Tiago Verdade de Oliveira, bem como duas artistas provenientes de Génova e Zagreb, respetivamente Nuvola Ravera e Darija Jelinčić.

Durante o período da residência está programado um fim de semana de open studio, em que os artistas recebem a visita do público aveirense para acompanhar o seu trabalho (17 e 18 de novembro).

Já esta segunda será feita uma apresentação final dos trabalhos realizados.