Seminário Desafios do Mar Português analisa “História Trágico-Marítima”.

2017-09-22 11:17

Categoria: 

Concelho: 

“História Trágico-Marítima” é o tema da sexta edição do Seminário Desafios do Mar Português, agendado para 21 de outubro, por ocasião do 16.º Aniversário da Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI).

Este seminário reúne alguns dos melhores especialistas da literatura, da arte e da história. Propõe-se uma reflexão sobre o relacionamento de Portugal com o mar e um debate sobre esse tema da "tragédia marítima".  

Uma visita guiada à exposição História Trágico-Marítima e uma mesa-redonda sobre a tragédia dos refugiados e o papel da Marinha Portuguesa destacam-se no programa.

O seminário conta com a parceria do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM), da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) da Universidade de Coimbra, e do Centro de História de Além-Mar (CHAM) da Universidade Nova de Lisboa.

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), através da sua subunidade de investigação, o CIEMar-Ílhavo, criou em 2012 uma série de seminários intitulados Desafios do Mar Português.

"Após cinco edições dedicadas a temas em torno do conceito multidisciplinar de cultura marítima, quer pelo fator histórico, cultural ou social ou pela sua pertinência na atualidade, os Desafios do Mar Português tornaram-se um palco privilegiado a nível nacional para debater temáticas relacionadas com a Cultura do Mar", refere nota da autarquia de Ílhavo.

A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição até 19 de outubro, através do email ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt.