Semana Santa começa com celebração do Dia dos Museus.

2019-04-18 07:43

Categoria: 

Concelho: 

A Semana Santa em Aveiro com atividades culturais em vários espaços da cidade.

A Câmara Municipal de Aveiro continua a dinamizar o programa da Semana Santa em Aveiro, com destaque para o Concerto de Páscoa pelo Ensemble de Música de Aveiro, que se realiza esta quinta-feira, pelas 21h30 e para o Dia Aberto dos Museus, também esta quinta, numa celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

No sábado, dia 20, destaque para o concerto Cantos de Devoção dos séculos XVI e XVII pela Carmina Cordis Ensemble. Ainda no âmbito musical e de forma a valorizar o património organístico da cidade centrado nos órgãos em funcionamento nas Igrejas de Aveiro, continuam ser realizados, sempre às 17h30, concertos de compositores portugueses, trata-se da iniciativa “Órgãos de Aveiro – Concertos fim de tarde”. 

Esta quinta o concerto decorre na Igreja da Misericórdia com Marília Canhoto. Sexta-feira santa, dia 19, o concerto de órgão terá lugar na Igreja de Jesus com Nuno Alexandrino, acompanhado por Cristina Aguiar. Este ciclo finaliza na Sé de Aveiro com o concerto por António Mota.

A partir de hoje e até 28 de abril, das 10h00 às 19h00, decorre no Mercado José Estevão a Edição Páscoa de Artes e Ofícios de Aveiro – Artesanato ao Vivo.Sábado, dia 20, será promovido o Encontro de Coros organizado pelo Coro de São Pedro de Aradas na Igreja de Jesus às 17h30.

Quanto ao Dia aberto nos Museus de Aveiro na celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o destaque do programa desta quinta-feira, vai para as visitas ao terraço do edifício da Segurança Social de Aveiro, conduzidas pelo arquiteto Sérgio Azeredo “Uma Leitura da Paisagem, da Cidade e do Território” que terão lugar às 11h00 e às 15h00.

Haverá ainda visitas guiadas “A arte e ciclo da Paixão do Senhor” às 11h00 e 15h00 no Museu de Aveiro / Santa Joana. Ainda integrado no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios serão promovidos os ateliers “O ninho do Perna-Longa” no Ecomuseu Marinha da Troncalhada às 11h00 e às 15h00.

O programa encerra com o Concerto de Páscoa pelo Ensemble de Música de Aveiro na Igreja das Carmelitas.