Semana Santa abre património religioso de Aveiro ao público do Museu de Santa Joana.

2017-04-04 14:25

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro assinala a Semana Santa entre 7 e 16 de abril com várias iniciativas vocacionadas para visitantes e cidadãos da Região.

“FACIES CHRISTI” - Cristo crucificado do Coro Alto do Museu de Aveiro/Santa Joana” será o grande destaque deste Programa. Trata-se de uma ação de marketing turístico/cultural e de valorização, promoção e interpretação de um bem histórico-cultural que passará a assumir o estatuto de ícone nacional com interesse turístico estratégico para Aveiro.

O Cristo Crucificado é considerado uma das mais icónicas e relevantes peças escultóricas portuguesas. A Princesa Santa Joana fez o voto particular e simples de castidade, diante deste Crucifixo, em 1481.

Datado dos princípios do século XV (gótico) foi usado na procissão de início da clausura conventual em 1465. Destaca-se pela sua raridade e dimensões, em especial pela sua característica única: consoante a posição do visitante perante a imagem, o seu rosto aparenta de um lado estar sorridente (Face do Sorriso de Cristo), e do outro triste e com os olhos cerrados (Face da Agonia de Cristo). A visita iniciadora está marcada para o dia 11 de abril, terça-feira, pelas 18h30.

Associada a esta visita ocorrerá um apontamento musical de Órgão Positivo do Coro Alto do Museu de Aveiro / Santa Joana por Ricardo Toste e ainda uma conferência alusiva ao CHRISTUS FACIES, intitulada “O olhar de Cristo”, por Anísio Franco.

Serão várias as exposições que poderão ser visitadas durante o mês de abril, numa alusão à Páscoa e Semana Santa de Aveiro. O Museu de Santa Joana promove a exposição “Imagens da paixão, Tesouros do Museu de Aveiro | Santa Joana”, colocando as coleções da reserva em grandes espaços expositivos. Mostra patente ao público entre 8 e 30 de abril.

No dia 8 de abril, também no Museu de Aveiro, será inaugurada, às 16h, a exposição/ instalação “Cristo Suspenso”, de Santiago Belacqua. Serão expostos nos espaços não convencionais anexos aos claustros mais de uma dezena de obras de temática religiosa. A exposição ficará patente até ao dia 30 de abril. Santiago Belacqua, natural de Vila Nova de Famalicão, apresentou, em 2014, "Portugal monumental", na Assembleia da República, participou na coletiva internacional do Carrousel du Louvre, em Paris e foi convidado para participar numa exposição no Vaticano.

Nos dias 12, 13 e 14 de abril, entre as 10h e as 12h45, decorrerão, de forma única, as primeiras grandes visitas guiadas ao Património Religioso de Aveiro. Cada visita será centrada nos acontecimentos que, em Aveiro, enquadram as celebrações da Quaresma e em especial as da Semana da Paixão, suas histórias e particularidades.

As visitas saem da Igreja do Convento de Nossa Senhora do Carmo, Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e de S. Gonçalinho, Igreja da Misericórdia, Sé, Museu de Aveiro - Santa Joana e Convento de Santo António e Ordem Terceira de S. Francisco.

No que diz respeito às Celebrações Religiosas que ocorrerão nas diferentes Igrejas e Paróquias de Aveiro destaca-se, na Sexta-feira Santa, dia 14 de abril, a Procissão do Enterro do Senhor, com saída marcada às 21h30 da Igreja Nossa Senhora da Apresentação.

O grande “Concerto da Páscoa de Aveiro” é outro dos destaques do programa dinamizado pela Câmara Municipal de Aveiro e terá lugar a 12 de abril, às 21h30, na Sé de Aveiro. Este concerto ficará a cargo da Orquestra Filarmonia das Beiras, com o Coro da Sé Catedral do Porto, Alexandra Moura (Soprano), Ana Isabel Santos (Contralto), José de Eça (Tenor), José Corvelo (Baixo) e Tiago Ferreira (Direção).

A 14 de abril, o Graduale – Música Sacra de Aveiro irá apresentar o “Concerto 20 anos Graduale – Quaresmal”, às 19h, na Igreja da Misericórdia. Do reportório destacam-se peças de Johann Pachelbel (1653-1706), de Georg Philipp Telemann (1681-1767), de Johann S. Bach (1685-1750) e de Lorenzo Perosi (1872-1956).

O mercado “Artes no Canal” volta às ruas da cidade, nos dias 8 e 15 de abril, com atividades temáticas de Dança e Jazz na Rua Direita, Praça Joaquim de Melo Freitas, Cais do Cojo, Rua Homem de Cristo e Largo do Mercado Manuel Firmino.

De 13 a 15 “Mercado da Páscoa” irá apresentar a Mostra de Sal e Produtos da Ria de Aveiro de 13 a 15 de abril no Mercado Manuel Firmino.

Durante esse período, a Praça do Peixe acolhe a atividade “Artes & Ofícios de Aveiro – Artesanato ao Vivo”, promovida pela A Barrica – Associação de Artesãos da Região de Aveiro.