Saxofone e eletrónica, trio de flautas e violoncelo nos Festivais de Outono 2018.

2018-11-02 17:16

Categoria: 

Concelho: 

O programa dos Festivais de Outono 2018 prevê dois concertos para dias 6 e 7 de novembro. No dia 6, às 21h30, no auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Henrique Portovedo apresenta duas peças em estreia nacional e outra em estreia mundial. No dia seguinte, o encontro está marcado para o Museu de Aveiro, às 21h30, com o Trio Syrinxcello: flauta transversal, flauta de bisel e violoncelo.

Henrique Portovedo estreou mais de 40 obras a si dedicadas. Apresentou-se a solo com inúmeras orquestras e ensembles. Cofundador de Quadquartet e Diretor Artístico do Aveiro SaxFest, tem o seu trabalho discográfico editado por diversas editoras como Naxos, Universal, PadRecords, R’RootsProductions etc. No momento é membro do ArtClang Ensemble juntamente com Ricardo Ribeiro, Nuno Aroso, Filipe Quaresma e João Barradas.

Entre outros prémios, Portovedo foi distinguido com Prémio de Mérito da Fundação António Pascoal, Prémio de Mérito Artístico Fundação Eng. António de Almeida e com o 1st Prize of the International Youth Soloist Contest Purmerend. Em 2012, foi premiado com o Prémio Jovens Criadores pelo Instituto Português de Artes e Ideias.

Membro fundador do European Saxophone Comité, Tenor Sax Collective, Presidente da Associação Portuguesa do Saxofone e diretor artístico do European Saxophone Congress 2017, Henrique Portovedo tem sido artista em residência no ZKM Karlsruhe, “visiting researcher” na Edinburgh University e Fulbright Visiting Researcher no MAT University of California Santa Barbara.

O Trio Syrinxcello é constituído por António Carrilho, em flauta de bisel, Katherine Rawdon, em flauta transversal, e Catherine Strinckx, violoncelo.

António Carilho é concertista, criador conceptual de conteúdos, Professor em Masterclass e diretor musical, António Carrilho divide a sua atividade musical entre a flauta de bisel e a direção, abrangendo um repertório que vai desde o Trecento italiano até à música mais recente dos nossos dias sem deixar, no entanto, de interpretar e transcrever a música do século XIX. Foi solista com as orquestras Gulbenkian; Sinfónica Portuguesa; Orquestra Metropolitana de Lisboa; Orchestrutopica, entre várias outras. É codiretor musical e solista do ensemble La Paix du Parnasse. É Professor Adjunto na ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas, lecionando Flauta de bisel e Música de Câmara.

A flautista Katharine Rawdon, Powell Artist, foi solista com as Orquestra Gulbenkian; Orquestra Clássica do Porto; Orquestra Nova Filarmonia; National Orchestra of New York; the New York Concertante Orchestra e San Luis Chamber Orchestra na Califórnia. Como músico convidado, colaborou com a Sinfonia Varsóvia e ainda com o Leipzig String Quartet e a harpista Marie-Pierre Langlamet da Filarmónica de Berlim. Como flautista da OrquestrUtópica, e outros agrupamentos, Katharine Rawdon estreou dezenas de obras de compositores portugueses e estrangeiros. É flautista coprincipal da Orquestra Sinfónica Portuguesa há 24 anos.

Catherine Strynckx foi chefe de naipe nas Orquestras da Camarata Lysy, “Orchestre des Pays de Savoie” durante 10 anos e membro da Orquestra Nacional do Porto. Catherine obteve os primeiros prémios nos Concursos Internacionais de Caltanisseta e Trapani e é laureada do Concurso Internacional “Vittorio Gui“ de Florença. Foi membro fundador do “Serenade String Trio”, do grupo de música contemporânea Sirius e do Trio com clarinete “A Piacere”. Catherine Strynckx tocou a solo e em grupos de câmara em diversos países. É membro do Quarteto Lopes-Graça e do Stretto Duo com Acordeão (com P.J. Ferreira).