Santo André celebra no domingo 14 anos enquanto navio-museu.

2015-08-20 10:52

Categoria: 

Concelho: 

O 14.º Aniversário do Navio-Museu Santo André vai contar com dia aberto no domingo (23), entre as 14h e as 18h, e com duas sessões das visitas encenadas estreadas no decorrer do Festival do Bacalhau em 2014. "Em breve nos abraçaremos" é uma produção orientada por Graemme Pulleyn.

Este arrastão lateral foi construído em 1948, na Holanda, por encomenda da Empresa de Pesca de Aveiro. À época era um navio moderno, com 71,40 metros e porão para vinte mil quintais de peixe. Nos anos 80 com as restrições à pesca que resultaram na redução da frota e no abate de boa parte dela, o Santo André escapou do abate por acordo da empresa Tavares e Mascarenhas e da Câmara de Ílhavo.

Após quase meio século ao serviço da pesca do bacalhau, em 2001, o Santo André passou a assumir o papel de Navio-Museu, iniciando aí um novo ciclo de vida. Para comemorar mais um aniversário, este pólo do Museu Marítimo de Ílhavo tem agendadas para domingo, às 15h00 e às 17h00, duas sessões da visita encenada “Em Breve nos Abraçaremos”, conduzidas pelo encenador Graemme Pulleyn.

Nestas visitas encenadas, o Navio-Museu Santo André recebe a visita de um antigo tripulante muito especial, que vai surpreender o público mais curioso. Quem aceitar o desafio e embarcar nesta viagem irá ouvir magníficas histórias sobre as pescarias do bacalhau nos mares da Terra Nova e da Gronelândia e conhecer os seus principais protagonistas.

Será uma visita única que percorre, da proa à ré, um dos mais emblemáticos navios bacalhoeiros da frota portuguesa. A lotação é limitada e os bilhetes (gratuitos) podem ser levantados no Museu Marítimo de Ílhavo ou no próprio Navio-Museu Santo André.