Samuel Úria, Cuca Roseta e David Fonseca animam últimos quatro meses do ano no Cineteatro de Estarreja.

2015-08-17 11:50

Categoria: 

Concelho: 

Samuel Úria, Cuca Roseta e David Fonseca abrem caminho à rentrée do Cineteatro de Estarreja. São mais de 45 eventos que chamam a música, o teatro, dança, cinema, congressos, seminários e oficinas ao palco do Cineteatro de Estarreja entre setembro e dezembro de 2015. 

No calendário do último quadrimestre do ano, setembro arranca com o projeto que une a Radar 360º, vencedora da primeira bolsa Isabel Alves Costa, e a Companhia Clara Andermatt. “Novo-Velho Circo – Os Acrobatas do Desejo” chega ao CTE a 19 de setembro, aliando as artes circenses à dança contemporânea.

Ainda no mês das vindimas, a música pop dá sumo e corpo a duas castas do norte e centro de Portugal. Primeiro Minta & The Brook Trout (25 set.), com Francisca Cortesão e Mariana Ricardo no Café-Concerto, depois Samuel Úria (26 set.) com Manel Cruz (Ornatos Violeta) e Ana Bacalhau (Deolinda) repartem temas e vozes com o carismático “trovador de partilhas” natural de Tondela.

Logo no primeiro sábado de outubro, dia 3, o CTE recebe a visita do ator, encenador e dramaturgo brasileiro Vinícius Piedade, que apresenta o solo “Identidade”. Um exercício em permanente relação com o público, através da combinação de elementos como a música, a mímica e o teatro.

Em 2015, o Estarrejazz antecipa-se, migrando de novembro para o mês de outubro. O Festival de Jazz de Estarreja mantém lugar cativo no CTE, este ano com João Mortágua Quarteto, Quarteto Pedro Moreira, Trio Azul, com Carlos Bica, Frank Möbus e Jim Black, e o pianista Carlos Azevedo a contracenar com a Big Band Estarrejazz. No registo Afterhours haverá lugar para as formações Otorrino Trio e Samuel Lercher Trio.

O Saramago Caffe Bar volta a associar-se ao Estarrejazz na dimensão “fora de portas”, com dois concertos, deixando que os improvisos do jazz contagiem a cidade. De 9 a 17 de outubro o panorama jazzístico nacional e internacional volta a animar o centro de Estarreja.

A música continua em novembro com o projeto Segue-me à Capela (6 nov.) e sete mulheres que recuperam cantares tradicionais. Cuca Roseta (14 nov.) apresenta “Riû”, novo disco da fadista. Manuela Azevedo apresenta “Coppia”, um espetáculo de música e dança que junta o casal Clã (Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves) ao coreógrafo vimaranense Victor Hugo Pontes. 

No final do mês, mais concretamente no dia 28 de novembro, o teatromosca apresenta a peça “Moby-Dick”, partindo do romance homónimo de Herman Melville. Considerado pelo semanário Expresso como um dos melhores espetáculos do ano 2013, “Moby-Dick” fala de obsessão e vingança.

David Fonseca e Pedro Jóia chegam em dezembro ao equipamento cultural estarrejense. “Futuro Eu” é o mais recente projeto de David Fonseca (4 dez.), que, de forma inédita, mergulhou no mundo da escrita em português. No espaço Café-Concerto, Pedro Jóia (12 dez.) faz-se acompanhar da guitarra e por um repertório de cariz popular que o próprio revestiu.