Samba com Vida anima Estarreja nos 30 anos da Trepa Coqueiro.

2018-02-24 10:55

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Uma das mais antigas escolas de samba de Estarreja e do país assinala os 30 anos de atividade e apaga as velas no Samba Com Vida. O evento inédito, que se realiza pela primeira vez, é organizado pelo Trepa de Estarreja, com o apoio da Câmara Municipal.

A abertura decorreu na quarta-feira, dia 21, com uma sessão solene no Edifício dos Paços do Concelho e concentra neste fim de semana um conjunto de atividades, desde workshops com formadores vindo diretamente do Rio de Janeiro, palestras, concertos e Globos do Samba.

Na sessão, que contou com a presença dos convidados vindos do outro lado do Atlântico, dos representantes dos carnavais da Rede de Cidades do Carnaval da Região Centro (RCCRC) e da Turismo do Centro de Portugal (TCP), o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, realçou a “iniciativa extraordinária” do Trepa e lembrou que o Carnaval de Estarreja teve, este ano, uma importante requalificação.

“Cada vez mais nos afirmamos como produto turístico de excelência. Queremos alavancar a qualidade carnavalesca para chamar cada vez mais pessoas aos nossos territórios, ao Centro de Portugal”, disse. E numa visão mais abrangente, aponta para a “importância dos carnavais da região, cujo significado económico e social deve merecer toda a atenção da TCP”. Diamantino Sabina acredita que “da criação da Rede vão nascer sinergias muito interessantes e potenciar os carnavais”.

Reconhecendo “o magnífico trabalho” do executivo estarrejense nas áreas da “cultura, turismo e sustentabilidade turística, um tema muito caro ao turismo nacional e em particular ao Centro de Portugal”, Adriana Rodrigues, da TCP, afirmou que “o Carnaval é efetivamente um elemento turístico extremamente importante” para a região.

Avaliou positivamente “as sinergias fortes e o diálogo que existe entre as várias escolas de samba e entre os vários municípios”. Concluiu que “a forma como estão a trabalhar é um verdadeiro plano estratégico de desenvolvimento do produto turístico Carnaval”.

O Samba Com Vida, “um grande evento à escala nacional e até internacional”, aposta na “melhoria de competências em termos sambistas, e de outros níveis como de criatividade, cenógrafos, adereços, bem como da componente da gestão, promoção e venda de um produto como o samba e o carnaval”, recorrendo “a alguns dos principais protagonistas do principal espetáculo do planeta, o Carnaval do Rio de Janeiro”, explicou Pedro Salsa Quadros, da Comissão do 30º Aniversário do Grupo Recreativo e Escola de Samba Trepa de Estarreja.

O porta-voz adiantou em primeira mão outra novidade. Estará em discussão este fim de semana, durante uma mesa redonda sobre o futuro do samba em Portugal, a criação de uma liga portuguesa das escolas de samba, “que permita conjugar esforços, obter sinergias, coordenar atividades conjuntas e representar interesses comuns”.

Falando em nome da comitiva brasileira, Hélio Motta, diretor comercial da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, mostrou-se entusiasmado com a dinâmica vivida no Carnaval de Estarreja, onde o poder público tem um papel ativo na promoção do entretenimento, do conhecimento e da economia criativa. “O Carnaval de Estarreja é muito bem feito”, sublinhou.

Antes do Troféu Nacional de Samba, que se realiza no verão, Estarreja é, desta forma, palco de um evento internacional que conta com a presença de entusiastas do samba vindos de todo o país e da Europa. A orientar os workshops estarão Rodrigo Explosão, mestre de bateria, Squel Jorgea, porta-bandeira, Evelyn Bastos, rainha de bateria, e Leandro Vieira, carnavalesco, todos integrantes da Escola de Samba da Mangueira, e o conhecido intérprete Tinga.

Este sábado há Workshops e às 22h00 no Multiusos de Estarreja dá-se a entrega dos Globos do Samba e a Festa de comemoração dos 30 Anos Trepa Coqueiro, com música ao vivo (Tinga com Samba Lélé) e Djs.

No Domingo, haverá Workshops ao longo do dia e às 17h30 convívio final com Batucada, Passistas, Portas-Bandeira e o Intérprete Tinga.