“Química por Tabela 2.0” selecionado para a final da Competição Europeia de Shows de Ciência “Science Me”.

2019-05-28 08:45

Categoria: 

Concelho: 

“Química por Tabela 2.0” selecionado para a final da Competição Europeia de Shows de Ciência “Science Me”.

Trata-se de um espetáculo desenvolvido por Paulo Claro e Brian Goodfellow, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, em colaboração com a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.

Em Ano Internacional da Tabela Periódica, o show de ciência “Química por Tabela 2.0”, da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, foi o único espetáculo de ciência português selecionado para a final da Competição Europeia de Shows de Ciência “Science Me”, que irá decorrer nos dias 17 a 19 de junho, em Hanôver, na Alemanha.

Esta competição está inserida na Ideen Expo 2019 - International Exhibition for Career, Education Technologies & Training, que em anos anteriores tem acolhido cerca de 390 000 visitantes.

A competição “Science Me” tem como principal propósito aproximar o público da ciência e dos cientistas, sendo que neste evento os espetadores assumem também o papel de júri.

Cada equipa poderá ter 2 elementos no máximo que, numa apresentação de 10 minutos, deverão fazer uma performance científica, criando uma ligação positiva e de empatia com o público. A concurso estarão cerca de 20 shows de ciência, provenientes de toda a Europa.

Miguel Cardoso e Sofia Simões, da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, vão apresentar-se em palco com um excerto do “Química por Tabela 2.0”, um espetáculo de ciência que procura fazer a ligação constante com a química que nos rodeia no quotidiano.

Consiste numa sequência de transformações químicas curiosas e surpreendentes, onde são explorados conceitos de ácido-base, oxidação-redução, precipitação, combustão, quimioluminescência, entre outros.

As alterações de cor e de estado físico proporcionam efeitos visuais apelativos estimulando a participação do público.