“Queremos um projeto emocionante e comovente” - Graeme Pulleyn sobre projeto de Teatro Comunitário.

2016-01-26 14:20

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Museu Marítimo de Ílhavo associa-se à reedição da obra “Nos Mares do Fim do Mundo”, de Bernardo Santareno, que resultou da sua experiência como médico da frota bacalhoeira entre 1957 e 1959 e aposta na encenação de um projeto de teatro de comunidade. O encenador GraemePulleyn está a trabalhar numa obra que parte do texto de Bernardo Santareno “O Lugre” (1959), outra obra de referência do escritor e dramaturgo, que foi médico na frota bacalhoeira portuguesa.

“O Lugre - Projeto de Teatro Comunitário”, que estreia a 18 de maio no Museu, propõe uma exploração contemporânea do texto clássico de Bernardo Santareno. Jogos, exercícios e improvisações teatrais estarão na base de uma interpretação coletiva desta narrativa do bacalhau e da pesca à linha.

GraemePulleyn adianta que se trata de um espetáculo interessante pela oportunidade e pela relação que estabelece com a história de Ílhavo (com áudio).

O projeto de teatro comunitário está na fase de inscrições e espera candidaturas de gente com vontade de criar, aprender e partilhar experiências em contexto de teatro de comunidade. Os ensaios terão lugar no Museu Marítimo de Ílhavo, entre as 19h00 e as 21h00, em Fevereiro, Março, Abril e Maio até à estreia a 18 de Maio. Graeme Pulleyn acredita que haverá muita gente interessada em participar.

“O convite está feito. As inscrições estão a decorrer. Contamos com todos a partir dos 14 anos. A forma como vamos trabalhar será dinâmica e baseada em trabalho de grupo com 20 atores e atrizes. Queremos um projeto emocionante e comovente”.

O encenador nasceu no norte de Inglaterra em 1967. Estudou Teatro na Universidade de Warwick e veio para Portugal em 1990 como voluntário num projeto de desenvolvimento comunitário na Serra do Montemuro onde cofundou o Teatro Regional da Serra do Montemuro.

Em Ílhavo tem desenvolvido diversos projetos. “Nem tudo o que vem à rede” - teatro comunitário integrado no Festival do Bacalhau 2015; “A Mesa” - teatro radiofónico integrado no Festival Rádio Faneca; “Histórias marítimas românticas” - integrado no programa do Dia dos Namorados do Museu Marítimo de Ílhavo; “Em breve nos abraçaremos” - visita encenada integrada no Festival do Bacalhau 2014; “Tá Mar” - teatro comunitário integrado no programa dos 75 anos do Museu Marítimo de Ílhavo são alguns dos projetos com assinatura de Graeme Pulleyn.