Quarteto de saxofone constituído por alunos da UA atua no Museu Marítimo de Ílhavo.

2019-11-27 08:10

Categoria: 

Concelho: 

O Liberum Quartet, quarteto de saxofone constituído por músicos alunos da UA, atua esta quarta, a partir das 21h30, no Museu Marítimo de Ílhavo, no arranque do último ciclo de concertos dos Festivais de Outono.

É um grupo formado por quatro jovens saxofonistas portugueses que surgiu devido à grande paixão que os membros nutriam, tanto pelo saxofone, como pela música de câmara.

Em 2019, o quarteto apresentou-se em diversos locais e conta já com um 2º Lugar na “1ª Edição do Concurso de Música de Câmara NEMu”.

O repertório abrange um vasto número de estilos musicais e explora, não só o repertório tradicional para saxofone, como para outro tipo de formações/instrumentos.

Os quatro elementos deste grupo pertencem à Classe de Saxofones de Fernando Ramos, professor da UA.

O Nuno Guedes Campos Trio tem agendada para quinta (28 de novembro) a segunda passagem pelos Festivais deste ano, no Avenida Café Concerto, a partir das 21h30.

A Orquestra Filarmonia das Beiras em colaboração com as orquestras de Cordas e de Sopros do DeCA, dirigidas pelo maestro Luís Carvalho, encerram a edição de 2019 dos Festivais de Outono, na sexta, 29 de novembro, no Teatro Aveirense, a partir das 21h30.

Neste concerto será apresentada, do compositor português Francisco de Lacerda, a obra Pantomime, que tem na sua génese a ideia de um ballet imaginário.

Este ano assinala-se o 150º aniversário do compositor que viveu entre 1869 e 1934.

Será também interpretado o Concerto para Clarinete e Orquestra do compositor americano John Corigliano, escrito em 1977, e que terá aqui a sua estreia em Portugal, contando ainda com a colaboração do clarinetista Victor Pereira, solista do REMIX Ensemble Casa da Música.

Por fim, as orquestras sobem ao palco para interpretar a grandiosa Sinfonia n.º7 de Anton Bruckner, uma das mais executadas e, provavelmente, mais admiradas deste compositor, em particular pelo seu belo e profundo Adagio – uma sentida homenagem fúnebre a Richard Wagner, que morreu quando Bruckner trabalhava precisamente neste andamento.