“Quando se tem 17 anos”, de André Techiné, em exibição no Aveirense.

2017-11-14 08:11

Categoria: 

Concelho: 

Filmes das nossas terças no Aveirense com a obra “Quando se tem 17 anos” de André Techiné.

André Techiné, o grande mestre do melodrama europeu, realizador de obras “O Segredo do Amor” (1981), “O Local do Crime” (1986), “A Minha Estação Preferida” (1993), ou “Os Juncos Silvestres” (1994) regressa de forma superior no seu mais recente filme.

O filme é coassinado por Céline Sciamma, diretora da produção “Bando de Raparigas”. 

Neste filme o realizador regressa à adolescência que lhe inspirou alguns dos seus melhores filmes para desenhar uma história de repulsa e atração entre dois rapazes num liceu de província, fazendo coexistir descoberta do mundo com descoberta de si próprio e compreensão da sexualidade.

O filme fala sobre Damien, filho de Marianne, uma médica nos Pirenéus franceses, e de Thomas, órfão mestiço, ambos ostracizados na escola - Thomas agride Damien, mas é apenas uma forma de esquecer a sua própria insularidade. Quando a mãe adotiva de Thomas é hospitalizada, Marianne sugere que Thomas fique lá em casa, mais perto da escola.

Da neve das montanhas para a tempestade interior dos miúdos, Téchiné filma a confusa violência do despertar sexual entre Damien e Thomas, naquela sua bela e inigualável justeza.

Como habitual o público poderá assistir a uma curta-metragem. Nesta sessão será exibido o “Conto do Vento” de Cláudio Jordão e Nelson Martins.

Este mês o público ainda poderá assistir a “Clash” de Mohamed Diab e a “O Quadrado” de Ruben Östlund.

Os Filmes das Nossas Terças são uma iniciativa Teatro Aveirense, Plano Obrigatório e Câmara Municipal de Aveiro e têm o apoio do ICA e Ministério da Cultura. Os bilhetes têm um custo de 4€ (desconto de 50% no bilhete mensal) e estão à venda nos locais habituais.