Programa do Feriado Municipal de Aveiro arranca no fim de semana com regata na ria.

2016-05-04 11:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

 A Câmara de Aveiro apresenta o programa comemorativo do Feriado Municipal, com atividades de 7 a 12 de maio, e que terá como pontos altos a Sessão Solene e a tradicional Procissão em Honra de Santa Joana Princesa, padroeira da Cidade.

O programa festivo inicia a 7 de maio (sábado) com a Regata Cidade de Aveiro – Modelos à Vela, às 11h, no Canal da Cidade junto ao Sporting Clube de Aveiro – Academia de Vela.

Também nesse dia terá lugar o VII Capítulo da Confraria dos Ovos Moles de Aveiro que integra a receção nos Paços do Concelho, às 11h30, seguindo-se o Desfile das Confrarias até ao Museu de Aveiro/Museu Santa Joana, onde ocorrerá a entronização dos Confrades de Honra e o almoço capitular.

A partir das 16h terá lugar a Selfie Run Aveiro no Cais da Fonte Nova. Quatro quilómetros de pura diversão, tinta e espuma, animação com DJ e muitas “selfies”.Trata-se de uma organização Neon Run Portugal, Câmara Municipal de Aveiro e Associação Académica da Universidade de Aveiro.

O Encontro de Coros da Beira-Ria conta com a participação do Orfeão de Vagos, do Orfeão de Ovar, do Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo, do Grupo Coral de Mira e o do Grupo Coral da Vera-Cruz.

Às 19h00 acontecerá “CANTAR AVEIRO” com desfile de moliceiro a partir do Rossio, com paragem no Canal Central, junto da Antiga Capitania, para apontamento musical. Pelas 21h30 decorrerá o Concerto no Centro de Congressos de Aveiro. Trata-se de uma organização do Grupo Coral da Vera-Cruz.

No domingo, dia 8, entre as 10h e as 18h, para além da Regata, realiza-se Regata Santa Joana / Universidade de Aveiro / Porto de Aveiro que integra a Regata de Vela Ligeira, de Vela Cruzeiro e de Vela Adaptada. É uma organização do Sporting Clube de Aveiro.

Neste dia haverá a Mostra Etnográfica de Aveiro com a com apresentação dos grupos etnográficos: Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas, Associação Cultural Melodias de Aveiro, Grupo de Cantares e Xailes de Aveiro, Grupo Cénico Cantares da Ria e Grupo Cultural São Bernardo a desfilarem pela cidade e a Cantarem, a partir das 10h, na Praça Joaquim Melo Freitas.

A partir das 14h30 haverá festiva Aveiro Folclore 2016 com o Desfile de Folclore em Moliceiro desde o Rossio até ao Anfiteatro do Canal da Fonte Nova onde decorrerá o Festival de Folclore de Aveiro com as atuações do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia, da Escola de Etnografia de Cacia, do Grupo Folclórico do Carregal, do Rancho Folclórico do Baixo-Vouga e do Rancho Folclórico do Rio Novo do Príncipe.

Às 17h decorrerá o 13.º Encontro com a Dança de Aveiro no Centro de Congressos com a participação da Academia de Dança Salomé Seabra, do CENAP [Dance Soul Academy, Danças de Salão e Ginástica Rítmica], Dança Sénior da Junta de Freguesia de Santa Joana, da Danc’are – EPA, da Escola Gímnica de Aveiro, do Grupo Dimov, do Grupo de Dança Movimento, do Teatr’arte – Grupo de Teatro e Dança Amador e da Sociedade Musical Santa Cecília – Escola de Dança Sandra Leite.

Na nova marginal da freguesia de São Jacinto haverá o Sunset com a atuação do grupo “Play That Funk” às 18h. “Play That Funk” foi criado em 2010 e é composto por músicos da Região de Aveiro cuja formação musical passa pelos Conservatórios de Música de Aveiro e Águeda, pela JOBRA e Universidade de Aveiro, com raízes na Banda da Quinta do Picado.

Às 21h30, na Junta de Freguesia de Oliveirinha, haverá Noite de Fados com a fadista aveirense Ana Rita Arez, artista premiada com o terceiro lugar na segunda edição do Concurso de Fado “Amália Rodrigues” que será acompanhada por Guitarra Portuguesa.

Na segunda-feira, 9 de maio, entre as 9h30 e as 16h terá lugar a Assembleia Municipal Jovem com a participação da Escola EB 2/3 Castro Matoso, Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Escola EB 2/3 João Afonso de Aveiro, Escola EB 2/3 Rio Novo do Príncipe, Estabelecimento de Ensino Santa Joana e Colégio D. José I.

A 10 de maio, pelas 14h, haverá o Lançamento de livro infantil alusivo à Princesa Santa Joana, de uma serie nacional de contos da autoria de Vanda Furtado Marques e ilustração de Ana Mateus, na Zona Monumental do Museu de Aveiro.

No dia 11 realiza-se a Reunião Pública da Câmara Municipal na Junta de Freguesia de Aradas pelas 17.00 horas. O Palco do Cais da Fonte Nova recebe o espetáculo com Mikkel Solnado.

O dia 12 de maio, Feriado Municipal, terá uma Alvorada das 9h30 às 10h00 com a colaboração da Fanfarra de Taboeira. Haverá a Missa na Sé de Aveiro pelas 10h. Segue-se a Sessão Solene Comemorativa do Feriado Municipal nos Paços do Concelho pelas 11h30.

Às 12h30, no Museu Santa Joana, será inaugurada a exposição “Santa Joana de Aveiro, Devoção e Festa”. Da parte da tarde, às 16h, realiza-se a tradicional procissão em honra de Santa Joana Princesa.

O programa encerra com a iniciativa “Ibeerian Awards & Ibeeria Fest Aveiro 2016” no Mercado Manuel Firmino de 12 a 15 de maio. Organizada pelos Cervejeiros da Região de Aveiro, em parceria com a Câmara Municipal, permitirá posicionar Aveiro, como sede de um grande evento luso-ibérico e internacional a nível das cervejas artesanais. O evento integra o concurso “Ibeerian Awards Aveiro” e o Iberian Beer Festival of Ria de Aveiro.